quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Curso – Literaturas Dibujadas: un recorrido por la industria de la historieta

Com duração de 6 horas (4 encontros de uma hora e meia), será ministrado no Centro Descartes, na cidade de Buenos Aires, Argentina, pela Profa. Dra. Laura Vásquez, docente da Universidad de Buenos Aires. Ocorrerá nos dias 06, 13, 20 e 27 de setembro de 2010.

O curso tem como proposta reconstruir parte da história das histórias em quadrinhos argentinas, especialmente o período de 1968 a 1984, época plena de tensões entre a arte, a profissão e a cultura de massas. O enfoque se dará sobre o mercado de produção quadrinhística, buscando refletir sobre as linhas teóricas existentes no campo das histórias em quadrinhos argentinas e gerar conhecimento específico para uma área de estudo que necessita desse tipo de aporte científico.

A importância e relevância do curso estão em seu caráter de ineditismo na análise dessa questão na Argentina. A professora Laura Vásquez é provavelmente a maior autoridade sobre a indústria de histórias em quadrinhos na Argentina, tema de seu último livro, El oficio de las viñetas: La industria de la historieta argentina (http://www.paidosargentina.com.ar/ficha.php?id=66032), publicado pela Editora Paidós, em 2010 . A professora também é uma das organizadoras do 1er Congreso Internacional de Historietas Viñetas Serias (http://www.vinetas-sueltas.com.ar/congreso/), que ocorrerá no final do mês de setembro, em Buenos Aires, e do qual participarão vários componentes do Observatório de Histórias em Quadrinhos.

Mais informações sobre o curso podem ser encontradas em: http://www.descartes.org.ar/cbreves.htm.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário