segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos

O Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Universidade de Brasília, que existe desde 1997 e tem como objetivo pesquisar a relação entre literatura e sociedade, abordada em suas múltiplas facetas, acaba de anunciar a realização da 1a. Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos.

O evento ocorrerá no dia 02 de setembro de 2010, no Auditório Agostinho da Silva – Departamento de Teoria Literária e Literaturas – Universidade de Brasília.

A 1ª Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos busca se debruçar sobre algumas obras de grande repercussão entre os romances gráficos, "utilizando-se de elementos da crítica literária contemporânea para analisá-las e promover um debate que permita uma melhor compreensão de seu alcance no campo literário". A programação abrange obras como Persépolis, Epiléptico, Valsa com Bashir, Crônicas Birmanesas, O chinês americano, e diversas outras. Tudo indica que será uma atividade acadêmica muito rica e de alto nível. A coordenação do evento está sob a responsabilidade Ludimila Moreira Menezes, mestranda em Teoria Literária pela Universidade de Brasília, e Stella Montalvão Ferraz, doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília.
 
É auspiciosa e muito bem vinda a realização da 1a. Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos. Desejamos muito sucesso ao evento. É ótimo saber que os colegas do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília se interessam por esse gênero das histórias em quadrinhos. Aqui no Observatório, no entanto, lamentamos a pouca divulgação do evento na área de quadrinhos, o que teria permitido o início de um diálogo interdisciplinar bastante frutífero e talvez a participação de algum(ns) de nossos pesquisadores. Esperamos - e faremos todo empenho - para que isso possa se concretizar no futuro.
 
Maiores informações podem ser obtidas no Blog do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (http://gelbcunb.blogspot.com/).
 
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário