segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pesquisadores do Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro integram o Conselho Científico das I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

Maria de Penha Pereira Lins - Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Espírito Santo (1968). É Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Texto e Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, discurso, linguagem e interação, quadrinhos. Tem vários artigos sobre quadrinhos publicados. É autora do livro O tópico discursivo em textos de qudrinhos, publicado pela Editora da Universidade Federal do Espírito Santo em 2008.

Marilda Lopes Pinheiro Queluz - Possui graduação em História (1985) e em Educação Artística (1989) pela Universidade Federal do Paraná. É Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é Professor de 1. e 2. grau da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde orienta diversas pesquisas sobre histórias em quadrinhos, e ministra a disciplina História do Design, no curso de graduação de Tecnologia em Artes Gráficas, na mesma universidade. Tem experiência na área de História. Atua principalmente nos seguintes temas: caricatura, História da Arte, Humor visual.

Octávio Carvalho Aragão Júnior - Mestre e Doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007 e 2002), com a tese A Reconstrução Gráfica de um Candidato: como os chargistas cariocas perceberam a mudança de imagem de Luis Inácio Lula da Silva . É professor Adjunto Nível 1 da Escola de Comunicação (ECO), da Universidade Federal do Rio de Janeiro e lecionou antes na Universidade Federal do Espírito Santo (2006/2009), onde fez parte do núcleo de ensino à distância (ne@ad). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em design gráfico e ilustração, atuando principalmente nos seguintes temas: Angelo Agostini, charge, histórias em quadrinhos, infografia e Pedro II. Publicou artigos em revistas como Arte e Ensaios e Nossa História. É autor do romance A Mão que Cria (Mercuryo, 2006) e editor da antologia de contos Intempol (Ano Luz, 2000). Co-autor do livro Imaginário Brasileiro e Zonas Periféricas (7 Lettras, 2005). Participou de diversas antologias literárias no Brasil e em Portugal. Exerceu os cargos de editor de arte na Ediouro Publicações (2000/2001), sub-editor de arte no jornal O Dia (1997) e coordenador de arte no jornal O Globo (1992/1997).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário