segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Selma Meireles, Sonia Luyten e Valéria Bari completam o Conselho Científico das I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

Selma Martins Meireles - Possui Licenciatura e Bacharelado em Letras (Inglês-Alemão, 1984) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanadas da Universidade de São Paulo. É Mestre e Doutora em Letras (Língua e Literatura Alemã, 1991 e 1997) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Há vários anos realiza pesquisas e orienta trabalhos acadêmicos sobre histórias em quadrinhos, com um interesse especial pelos quadrinhos japoneses (mangás). Autora dos livro Dissenssion and Face-work Strategies in German Dialogues (2002) e Estratégias para manutenção de uma boa interação lingüística: Dissensão e trabalho da face em diálogos do alemão (1999). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística Contrastiva, atuando principalmente nos seguintes temas: alemão, ensino de língua estrangeira, lingüística contrastiva, trabalho da face e pragmática.

Sonia Maria Bibe-Luyten - Possui Graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1971). É Mestre (1974) e Doutora (1987) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Foi professora da ECA/USP e diversas faculdades de Comunicação. Foi docente e coordenadora do Curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Santos. No Japão, foi professora convidada da Osaka University of Foreign Stdies, Tokyo University of Foreign Studies e University of Tsukuba. Na Holanda, professora da Utrecht University e na França da Université de Poitiers. Foi pioneira nos estudos acadêmicos das Histórias em Quadrinhos japonesas (mangá) no Brasil. Tem diversos livros sobre histórias em quadrinhos e centenas de artigos em revistas e periódicos sobre o assunto. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior pela atuação na área de quadrinhos. É pesquisadora com ênfase no uso de quadrinhos na sala de aula, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Continua atuante como membro de banca de teses de Graduação, Mestrado e Doutorado. Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduação da UNIPAC - Universidade Presidente Antonio Carlos, em Juiz de Fora, Minas Gerais. No biênio 2008/2009 foi escolhida como Presidente do Troféu HQMIX, entidade que faz a premiação dos melhores artistas e acadêmicos na área de Histórias em Quadrinhos e Humor Gráfico. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Histórias em Quadrinhos, Charge, Cartum e Cultura Pop Japonesa.

Valéria Aparecida Bari - Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (1990). É Mestre em Ciências da Comunicação (2002) e Doutora em Ciência da Informação (2008) pela ECA/USP. Desde outubro de 2009, ocupa o cargo de Coordenadora do Núcleo de Ciência da Informação do Centro de Ciências Socias Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe - NUCI/CCSA/UFS. Atua como pesquisadora no Observatório de Histórias em Quadrinhos - OHQ/USP e também como especialista no Programa de Formação Continuada a Distância em Mídias na Educação do Núcleo de Comunicação e Educação - NCE/USP. No segundo semestre de 2006, cumpriu estágio de doutoramento na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Sua tese de doutorado, O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu, recebeu o prêmio HQ-Mix de melhor tese de 2006. Tem experiência profissional e docente nos campos da Ciência da Informação e da Educação. Em Biblioteconomia, atuou em acervos especializados, públicos, universitários e escolares. Em Arquivologia, atuou em acervos documentais na área de Medicina, Engenharia Elétrica e Eletrificação, Jornalismo e Editoração. Como docente, atua na graduação em Biblioteconomia, com experiências anteriores na graduação em Pedagogia, Normal Superior, assim como em curso de pós-gradução em Gestão de Arquivos Empresariais - Arquivística.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Um comentário:

  1. Como entrar em contato com Selma Marrins Meirelles! Fomos smigas de infância

    ResponderExcluir