quinta-feira, 10 de março de 2011

IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual

Organizado pelos professores Leda Maria de Barros Guimarães (coordenadora); Cleomar de Sousa Rocha e Rita Morais de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, o evento realiza-se dos dias 1 a 3 de junho de 2011, tendo como tema Ética, Estética e Metodologia na Pesquisa de Arte e Imagem

O Seminário contempla 4 Grupos de Trabalho, nos quais se concentrarão as apresentações. Os três primeiros relacionam-se às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação. Os grupos de trabalho são:

GT1 - História, Teoria e Crítica da Arte e da Imagem, que contempla o estudo da arte e da imagem, sob perspectivas históricas, teóricas e críticas com ênfase nas condições de produção, interpretação e recepção dos sistemas da arte, moda e fotografia. 
GT2 - Poéticas Visuais e Processos de Criação, que visa o estudo de linguagens e narrativas, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas visuais, e investigação de processos de criação e interpretação artística.
GT3 - Culturas da Imagem e Processos de Mediação, que tem por objetivo o estudo de experiências estéticas e visuais, sua significação e interpretação em contextos educativos formais, não-formais e informais, enfatizando a investigação de práticas culturais em contextos de formação, aprendizagem e recepção de visualidades.
(GT Narrativas) - Narrativas Visuais, voltado para o estudo das narrativas visuais de maneira geral.

Existe a possibilidade de submeter dois tipos de trabalhos ao evento: artigos científicos e narrativas visuais. Na segunda categoria estão obras em linguagens como cinema, vídeo, animação,  histórias em quadrinhos ou narrativas híbridas intermídia - como games, HQtrônicas e web arte. Todas as submissões deverão estar necessariamente vinculadas à pesquisa acadêmica. O prazo para inscrição de trabalhos vai até o dia 21 de abril de 2011.

Dois pesquisadores do Observatório de Histórias em Quadrinhos participam da organização do evento: Edgar Silveira Franco faz parte do Comitê Científico e Elydio dos Santos Neto é parecerista do GT Narrativas.

Mais informações sobre o IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual podem ser encontradas no site do evento: http://portais.ufg.br/projetos/seminariodeculturavisual/.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário