quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pesquisador espanhol Manuel Barrero faz avaliação sobre as 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos



Em um texto brilhante e demonstrando seu usual senso crítico, o pesquisador espanhol Manuel Barrero relata, no blog da Asociación Cultural Tebeosfera, sua experiência de participação nas 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, ocorridas de 20 a 23 de agosto de 2013, em São Paulo. O evento foi organizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP. O texto está disponível no endereço http://asociacionculturaltebeosfera.blogspot.com.br/2013/08/segundas-jornadas-internacionais-de.html?showComment=1377694381048#c372987508805739683.

Convidado pelos organizadores para ser um dos conferencistas estrangeiros ao evento, Manuel Barrero brindou os participantes com uma instigante palestra sobre o desenvolvimento das histórias em quadrinhos na Espanha, apresentando os resultados de uma extensa pesquisa sobre o tema, por ele coordenada. Os principais dados dessa pesquisa podem ser acessado no site de Tebeosfera, no endereço eletrônico http://www.tebeosfera.com.



A palestra de Manuel despertou grande interesse dos presentes, que lhe dirigiram várias perguntas, às quais o pesquisador respondeu com gentileza e simpatia. Foi, sem dúvida, um dos pontos altos do evento. Manuel está agora preparando um artigo com o conteúdo da palestra, que deverá ser publicado na revista 9a Arte (www.eca.usp/nonaarte), publicação teórica do Observatório de Histórias em Quadrinhos. 

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário