domingo, 18 de agosto de 2013

USP sedia maior congresso de quadrinhos da América Latina


As 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos vão de 20 a 23 deste mês

A USP (Universidade de São Paulo) sedia neste mês um congresso específico sobre o estudo de histórias em quadrinhos. O encontro acadêmico já é considerado o maior do gênero na América Latina.

As 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos irão ocorrer entre os dias 20 e 23 deste mês de agosto. Todas as apresentações de trabalhos e conferências serão realizadas no prédio da ECA (Escola de Comunicações e Artes).

Esta segunda edição do congresso teve um número maior de trabalhos inscritos e aprovados. Das mais de 300 propostas de resumos recebidas, 201 foram aprovadas para integrarem as 15 mesas temáticas do encontro. Em 2011, ano da primeira edição, foram apresentadas 181 comunicações.

O congresso terá um conferencista em cada um dos quatro dias do evento. Um deles virá dos Estados Unidos. John Lent é tido como referência mundial nos estudos de quadrinhos. Dois dos convidados são da Espanha: Manuel Barrero e Jesús Jiménez Varea, ambos voltados a pesquisas sobre produções europeias.

O quarto convidado é o brasileiro Henrique Magalhães, professor de comunicação da Universidade Federal da Paraíba e mantenedor da Marca de Fantasia, editora que tem o maior catálogo de obras teóricas sobre quadrinhos no país.

As conferências e mesas serão apresentadas durante a tarde e a noite, momento em que haverá também lançamentos de obras teóricas ligadas a quadrinhos. A organização do congresso é do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.



Serviço
2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos
Quando: 20 a 23 de agosto
Onde: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Endereço: avenida Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições: podem ser feitas até o dia do congresso pelo site www.eca.usp.br/jornadas
Contato: jornadasinternacionais@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário