domingo, 26 de outubro de 2014

Festival Internacional de Banda Desenhada de Amadora

AmadoraBD 2014 - 25.º Festival Internacional de Banda Desenhada

Começou na última sexta-feira, 24 de outubro de 2014, em Portugal, a vigésima quinta edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Amadora. Com organização da Câmara Municipal de Amadora, o Festival conta com muitas atividades e a presença de artistas portugueses e de diversos outros países.

Várias exposições foram organizadas especialmente para o evento, a saber:

- Galáxia XXI: O Futuro da Banda Desenhada é agora, enfocando o desenvolvimento das histórias em quadrinhos e as tendências para o futuro;
- O Batman faz 75 anos, celebrando a carreira de um dos personagens mais populares dos quadrinhos norte-americanos; 
- 50 Anos de Mafalda, comemorando o cinquentenário de criação da mais conhecida personagem dos quadrinhos latinoamericanos;
- Exposições individuais dos artistas Joana Afonso, prêmio nacional de Banda Desenhada em 2013, Catarina Sobral, prêmio de Melhor Ilustração de Livro Infantil de Autor Português em 2013 e de José Ruy, em comemoração a seus 70 anos de atividade na produção de histórias em quadrinhos.

Outras atividades envolvem Concursos de Banda Desenhada, Exposição das histórias em quadrinhos indicadas para os Prêmios Nacionais de 2014, visitas guiadas. O núcleo das atividades do Festival ocorre no Fórum Luis de Camões, com atividades ocorrendo também na Casa Roque Gameiro e  no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem. Programações especiais são também desenvolvidas em Lisboa (Exposição dos álbuns em quadrinhos de Blanca Rosita Barcelona, de Miguel Galhardo; Exposição em homenagem aos artistas António, Xaquin Marin, e Yuiy Porelov; Festa da Caricatura, entre outros) e Almada (Curso orientado por Nuno Saraiva).

O Festival de Banda Desenhada de Amadora encerra-se em 9 de novembro de 2014. Maiores informações podem ser encontradas no endereço eletrônico www.cm-amadora.pt.

Waldomiro Vergueiro

Um comentário:

  1. E aê cara! Estou enviando
    o link do meu blog pra vocês curtir e,
    se puder, divulgar no site. Abraço Guabiras!


    blogdoguabiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir