quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ata do Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos, realizado em 06 de fevereiro de 2015



Em seis de fevereiro de dois mil e quinze, ocorreu o primeiro Colóquio do Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos da ECA-USP do ano, reunindo pesquisadores, professores e estudantes com interesse no debate sobre a Nona Arte sob a coordenação do Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro. A reunião teve início às 20:00 horas, nas dependência do Prédio Central da Escola de Comunicações e Artes, Sala 260, com a presença de Roberto Elísio dos Santos, Nobuyoshi Chinen, André Moreira de Oliveira, Douglas Pigozzi, Gazy Andraus, Moisés Baptista,  Regina Behar, Diego Andrade, Maurício Kanno, Luiz Salles, Cristiane Santana Mathias,  Lucas Rocha, André Campos de Carvalho, Lielson Zeni, Jerônimo Strehl, Francisco de Assis, Simone Tinti, Washington Luiz dos Santos, Beatriz Carvalho, Carlos Daniel S. Vieira, Zilmara Pimentel,  José Luiz dos Santos, Luciano Thomé,  Diego de Keikhove,  Valéria Yida, Perivaldo Oliveira de Souza, Nicole Louise, Karina Goto, Joaquim Ghirotti e Efrem Pedroza.  Dando início à reunião o Prof. Waldomiro, como de praxe, agradeceu a presença de todos e solicitou aos novos visitantes/integrantes, breve apresentação a respeito de seu interesse na área de histórias em quadrinhos e pelos trabalhos do grupo de pesquisa. Em seguida, trouxe ao conhecimento de todos a aprovação de três novos pesquisadores na seleção do Programa de Pós-graduação da ECA-USP sob sua orientação: Beatriz Carvalho (mestrado), Carlos Daniel S. Vieira (mestrado) e Douglas Pigozzi (doutorado), solicitando aos mesmos que fizessem uma apresentação resumida sobre seus projetos de pesquisa. Dando prosseguimento, informou sobre a defesa e aprovação, nesse mesmo dia, da tese de doutorado de Juscelino Neco de Souza Junior, intitulada “O discurso autobiográfico nos quadrinhos: uma arqueologia do Eu na obra de Roberto Crumb e Angeli”, desenvolvida sob sua orientação. A referida tese, bem como um exemplar do International Journal of Comic Art, vol 16, nº. 2, circulou pela sala, para apreciação dos presentes. O professor Waldomiro deu os novos informes sobre as 3ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, a se realizar em São Paulo, entre 18 a 21 de agosto de 2015. O evento, cuja primeira chamada já se encontra no ar, tem Comissão Científica em processo de constituição e, durante a semana que se inicia em 9 de fevereiro, divulgará a 2ª chamada com prazos e regras para a apresentação de trabalhos. O professor informou, também, a confirmação da participação de convidados internacionais no evento,  a exemplo de Trina Robbins, uma das lideranças do movimento feminista nos quadrinhos underground nos Estados Unidos e expoente na pesquisa sobre as mulheres nos quadrinhos; Ian Gordon, historiador norte-americano, autor de obras como Comic Strips and Consumer Culture, 1890-1945 e Film and Comic Books, bem como o pesquisador inglês Paul Gravett. Aberta a palavra para outros informes, o quadrinista e pesquisador Gazy Andraus lembrou aos presentes os prazos para envio de trabalhos para o congresso da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) com encerramento previsto para o final de fevereiro. O professor Roberto Elísio fez informes sobre HQs recentemente lançadas tais como a Coletânea de Histórias da Marvel feitas no Brasil (uma série não autorizada), novo exemplar da Arquivo X-Man, Coletânea de Histórias de Vampirela, entre outras. O professor Nobuyoshi Chinen por sua vez, complementou citando obras da Editora Marsupial: as biografias do Marcartti, de Ivan Saidenberg e de Primaggio Mantovi, esta última de autoria do próprio Nobu Chinen. Concluída essa etapa de informes, iniciou-se a atividade prevista em convocação-convite para o colóquio, ou seja, a discussão do primeiro capítulo do livro Quadrinhos: História moderna de uma arte global, de Dan Mazur e Alexander Danner - tradução brasileira publicada pela Martins Fontes em 2014. A discussão foi realizada sob a coordenação de nosso colega Maurício Kanno. O pesquisador apresentou o esquema geral do livro, que se propõe a tratar do percurso histórico dos quadrinhos nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, principalmente a partir do final dos anos 1960 e do movimento underground. Na introdução, os autores apresentam uma breve retrospectiva histórica dos quadrinhos nos espaços nacionais indicados e, no primeiro capítulo, tratam do movimento Underground norte-americano e dos desdobramentos posteriores ao declínio do mesmo. O capítulo apresentado por Maurício debate os autores, temas e publicações do período underground em seu viés contestatório, independente e inicialmente artesanal, que se confrontou com a vertente de quadrinhos industriais, afirmando a trajetória autoral de diversos e geniais autores que inovaram o campo da produção das HQs. O movimento se afirmou como parte da onda contra cultural da qual fazem parte o movimento hippie, a contestação do consumo capitalista e dos valores burgueses, a ascensão do rock, o uso das drogas, o movimento feminista e a defesa do amor livre. O enfoque ou caráter underground, presente nesses quadrinhos, afirmou fundamentalmente a liberdade de expressão, desafiando as regras e a legislação (Comic Code) que disciplinavam e restringiam a criação dos artistas de HQ. Esses quadrinhos traziam temas sobre drogas, sexo, vícios e perversões, crítica à hipocrisia da sociedade americana, feminismo e, outros, além de inovações temáticas, formais e a afirmação de traços autorais que os pesquisadores inventariam em imagens. No primeiro capítulo, os autores apresentam o movimento de forma panorâmica iniciando com a referência à obra de Robert Crumb como principal expoente do movimento underground e, apresentam outros autores, como Denis Kitchen, Gilbert Shelton, Jay Lynch, Clay Wilson, Kim Deitch, Melinda Gebbie, Trina Robbins, Aline Kominsky, Greg Irons, Richard Corben, George Matzger, entre outros. A obra traz a referência de revistas do período em que veiculavam a produção desses quadrinistas, como a Zap Comix, Mad Reader, a feminista Tits & Clits; personagens emblemáticos como Mr. Natural, Fritz, The Cat, Binky Brown, etc. Após o boom do underground, o movimento coletivo se esgotou em decorrência de fatores como edição de leis que dificultaram o esquema de vendas, o fim da conjuntura de contestação radical reduzindo o efeito de choque e o apelo mercadológico que as temáticas-chave dos quadrinhos underground exerciam sobre o público. A partir de meados dos anos 70 se afirmava um momento de criatividade e renovação independente ou alternativa, encampada por autores da geração underground, sendo marco desse novo momento a iniciativa de Art Spiegelman e Bill Griffith com a publicação da revista Arcade, The Comics Revue, em 1975. Nesse momento, abre-se espaço para a vertente de não-ficção representada por narrativas críticas de caráter histórico e político, autobiografias e memórias. Concluída a discussão do texto, iniciou-se a segunda apresentação da noite, enfocando a dissertação de mestrado de autoria de Efrem Pedroza Bezerra, intitulada Will Eisner’s the Spirit: o fascínio da imagem na arte sequencial defendida e aprovada no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP em dezembro de 2014. Resumidamente, o pesquisador trouxe à discussão as especificidades do super-herói criado por Eisner, caracterizado por suas limitações humanas, pelas “falhas” e ausência de superpoderes, um perfil na contramão do típico super-herói americano, cujo modelo emblemático é o Superman. Concluída a discussão do trabalho, a sessão foi encerrada, sendo a próxima reunião do Colóquio marcada para o dia seis de março, no mesmo horário e local, quando serão discutidos os capítulos dois e três da obra indicada, sob a coordenação da colega Valéria Yida. Sem mais, a relatar, segue a ATA redigida por mim, Regina Behar e revisada por Dani Marino e Edilaine Correa. São Paulo, seis de fevereiro de 2015.

Maurício Kanno e Efrem Pedroza, coordenadores das discussões no Colóquio Científico realizado em 06 de fevereiro de 2015

2 comentários:

  1. Corrigindo datas da ASPAS (eu as forneci errado): envio de resumos de 2 de março a 30 de abril de 2015. Quaisquer dúvidas e para afiliação, escrevam para aspascontato@gmail.com

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  2. Dúvida : qual dessas HQs goza de + popularidade hoje ?
    japonesa ou estadunidense ?

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