terça-feira, 14 de julho de 2015

Artigo sobre tese em educação apresenta de forma inusitada uma história em quadrinhos



No final do ano passado, o educador Nick Sousanis recebeu seu doutorado em educação pela Universidade de Columbia com uma tese inusitada: uma história em quadrinhos. Intitulada Unflattening, trata da importância do pensamento visual no ensino, fazendo uma relação entre palavras e imagens na cultura ocidental.

Tal como defendemos no Observatório de Histórias em Quadrinhos, questões como essas relacionadas à pesquisa e estudo dos quadrinhos, devem ser compartilhadas. Este trabalho, em específico, tem a tese integralmente apresentada como história em quadrinhos, diferentemente do que a academia geralmente exige como padronização - regras da ABNT e outros..


   







Entrevista com Nick Sousanis disponível em: 
https://www.youtube.com/watch?v=j5SicXrnOYU

Mais informações sobre o trabalho:
http://www.openculture.com/2015/06/doctoral-dissertation-as-a-graphic-novel-read-a-free-excerpt-of-unflattening.html


É importante destacar também que, em 2009, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, o desenhista e estudioso Eloar Guazzelli Filho, ao apresentar sua dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação, intitulada Canini e o anti-herói brasileiro: do Zé Candango ao Zé - realmente - carioca, incluiu um capítulo totalmente em quadrinhos, no qual narra a trajetória artística do artista gaúcho Renato Canini. A dissertação de Guazzelli está disponível no endereço eletrônico http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16092009-205951/pt-br.php.






Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Me. Edilaine Correa



Nenhum comentário:

Postar um comentário