terça-feira, 25 de agosto de 2015

Revista história, histórias abre chamada para dossiê sobre histórias em quadrinhos


A revista história, histórias, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília, divulgou chamada para artigos, visando compor o dossiê denominado Quadrinhos em perspectiva histórica: temas e abordagens, previsto para publicação no número 7 do volume 4, em 2016. A organização do dossiê está sob a responsabilidade do prof. Ivan Lima Gomes, da Universidade Federal de Goiás.

A chamada destaca que "enquanto a historiografia francesa, referência importante para a produção historiográfica brasileira, já descobriu as histórias em quadrinhos [...] os historiadores brasileiros se ressentem de estudos específicos que assumam os quadrinhos como problemas históricos", o que motivou a proposição do dossiê. Pretende-se que o conjunto de artigos a compor o dossiê expresse "o estado da arte dos estudos sobre quadrinhos no país, de forma a possibilitar o mapeamento das tendências gerais das pesquisas recentes, assim como as possibilidades para pesquisas futuras".

A ênfase da revista será em trabalhos ligados a diversas áreas do conhecimento, mas que assumam os quadrinhos a partir de problemas e questões de fundo histórico, com destaque para: cruzamentos e tensões entre tradições visuais distintas; transformações na linguagem ao longo do tema; recepção de quadrinhos ao longo do tempo; e relações entre quadrinhos e política, movimentos sociais, representações, entre outros temas. 

Trata-se de um ótimo espaço para publicação dos resultados de pesquisas relacionadas com histórias em quadrinhos, que deve ser devidamente aproveitado por pesquisadores e estudiosos da área. Maiores informações podem ser obtidas no endereço http://periodicos.unb.br/index.php/hh/index.



Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário