quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ata Colóquio de 2 de outubro de 2015

Em dois de outubro de 2015, o Colóquio do Observatório de Histórias em Quadrinhos, Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, reuniu pesquisadores e/ou interessados por discussões e novidades do mercado editorial e acadêmico sobre histórias em quadrinhos. Presidida, pelo Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, a reunião iniciou-se às 20:00 horas na sala 247 com a presença dos seguintes pesquisadores/estudiosos:  André Moreira de Oliveira, Moisés Baptista, Cristiane Santana Mathias, Edilaine Correa, Simonia Fukue Nakagawa, Celbi Vagner M. Pegoraro, Daniela Marino, Alexandre Fidélis Martuscelli, Matheus Augusto Franco de Moraes Alvarenga, Fernanda Alcântara, Carolina Sieja Bertim, Zilmara Pimentel, Bianca Agarie, Lucas da Silva Siqueira, Victor Hugo de Moura, Isabel Araujo Delalamo, Douglas Pigozzi, Omar Sanchez, Alexandre Gallão, Adriano Leonel, Bárbara Zocal da Silva e Beatriz Cardoso e Souza. A reunião foi iniciada desejando boas vindas aos novos visitantes que se apresentaram de forma sucinta. Alguns informes foram passados por Daniela Marino que mencionou o evento Santos Comic Expo, em 31 de outubro próximo, para o qual foi convidada, assim como Edilaine, para mesa de discussão sobre Quadrinhos e Educação. Mais detalhes foram passados por Alexandre Fidélis Martuscelli, um dos organizadores do evento, estendendo o convite para todos os presentes e anunciando a gratuidade do mesmo. Acesso a mais informações pelo site http://www.santoscomicexpo.com.br/ ou fanpage.



Segundo ele, o objetivo desse grande trabalho não tem caráter comercial, mas sim de divulgação sobre a arte presente em histórias em quadrinhos. O evento conta com a presença de vários profissionais do desenho, quadrinistas, editores e outros e conta com a parceria da prefeitura, utilizando para sua realização o Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias, Santos – SP). O Prof. Waldomiro agradeceu a divulgação, comentou sobre a defesa de mestrado de Thiago Seiji Takahashi, intitulado A potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa, gibis impressos, digitais e Graphic Novels, apresentada para obtenção de título de Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP, e de congresso internacional em Valência, Espanha, intitulado Cómic y Compromiso Social, de 18 a 20 de novembro de 2015, do qual participará com apresentação do trabalho La historieta como instrumento didáctico en Brasil: resistencia, proposición y problematización

Seguindo a pauta do colóquio, foi apresentado o resultado das pesquisas de Jornalismo e Rádio e TV da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), por Isabel Delalamo, Victor Hugo de Moura, Lucas Silva, Jaque Perúcio e Bruna Marcatto, elaborado como documentário audiovisual sobre os anti-heróis dos quadrinhos paulistanos, baseado no livro Humor Paulistano da Circo Editorial, enfocando os padrões sócio-políticos de personagens marcantes e marginalizados. O grupo apresentou como foi que surgiu o interesse pela pesquisa da imagem do humor em quadrinhos, como foi recebida pela Faculdade e seu orientador, como decidiram pelos personagens da revista Chiclete com Banana, a orientação que receberam para investigarem sobre os heróis ou anti-heróis da revista traçando um paralelo com Macunaíma. Após a apresentação, os colegas membros do grupo de pesquisa Observatório de Histórias em Quadrinhos fizeram suas considerações, a título de contribuição, partindo por exemplo de contrapontos ou cenários do anti-herói americano e movimentos como o underground, representado não somente, mas também, por Robert Crumb.

Foto 1 - Tela de apresentação dos pesquisadores

Foto 2 - Lucas, Victor Hugo e Isabel 

Como de praxe, durante o colóquio, foi discutido um livro teórico, dando continuidade à análise do livro Quadrinhos: História moderna de uma arte global de Dan Mazur e Alexander Danner, sob a coordenação de nossa colega Zilmara Pimentel, mais especificamente o décimo capítulo, que tratou sobre Novas Tendências nos Quadrinhos Italianos e Espanhóis. Eis algumas das imagens que ilustraram a apresentação.







Parte das ilustrações apresentadas durante a explanação

Nada mais havendo a tratar, o prof. Waldomiro, Presidente deste Colóquio agradeceu a presença de todos e para constar, eu, Edilaine, lavro a presente Ata, que vai devidamente revisada por Daniela Marino. São Paulo, 19 de outubro de 2015. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário