segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ata Colóquio de 4 de setembro de 2015

Em 4 de setembro de 2015, o Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP reuniu pesquisadores e/ou interessados por discussões relacionadas à Nona Arte, assim como novidades do mercado editorial e acadêmico sobre histórias em quadrinhos.
Presidida pelo Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, a reunião iniciou-se às 20:00 horas na sala 247 do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP. Após as apresentações dos novos visitantes, Moisés Baptista comentou o lançamento do livro “O Incrível Livro de Super-Herois para Colorir” da Editora Nova Fronteira (julho de 2015). Nobu Chinen destacou o sucesso do livro “Zumbis para Colorir” de Juscelino Neco e as expectativas para a premiação do HQMix (a ser realizada no sábado 12 de setembro), citando os trabalhos nas categorias acadêmicas. Celbi Pegoraro comentou dois recentes lançamentos relacionando quadrinhos e cinema. Em “Before Tomorrowland” (Jeff Jensen, Jonathan Case, Brad Bird e Damon Lindelof) da Disney Press, temos um prelúdio literário com direito a uma história em quadrinhos do filme estrelado por George Clooney (“Tomorrowland: Um Lugar onde Nada é Impossível”). Outro lançamento da Disney, “Return of the Gremlins” (Mike Richardson, Dean Yeagle e Fabio Laguna pela Dark House Books) apresenta uma nova história em quadrinhos inspirada nos personagens criados por Roald Dahl na Segunda Guerra Mundial. O livro também apresenta material antigo, como os trabalhos de Walt Kelly com os Gremlins.
O colóquio prosseguiu com a programação de comunicações. Primeiramente a discussão do capítulo 9 do livro “Quadrinhos: História moderna de uma arte global” de Dan Mazur e Alexander Danner, sob a coordenação de Joaquim Ghirotti. 
Na segunda parte do colóquio tivemos a apresentação da dissertação de Diego Kerchove, intitulada “O Antropomorfismo nos Quadrinhos Adultos”, realizada sob a orientação do Prof. Waldomiro Vergueiro e recentemente defendida na ECA. 


A próxima reunião do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP foi agendada para sexta-feira, 2 de outubro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário