sexta-feira, 10 de junho de 2016

Sequentials: nova revista especializada sobre histórias em quadrinhos

Sequentials Image



Lançada pela TRACE innovation initiative, grupo de pesquisa desenvolvido e mantido pelo Departamento de Inglês da Universidade da Florida, a nova revista deverá ter seu primeiro número publicado em 2017. Criada com o objetivo de publicar artigos que proporcionem interpretações de várias disciplinas ou temáticas acadêmicas desenhadas e explicadas por meio dos quadrinhos. O projeto da revista especifica seu interesse em disponibilizar e circular textos acadêmicos visuais, proporcionando modos alternativos de produção de sentido e centralização de temas relacionados à forma.

A chamada para o primeiro número da revista já está disponível. Ele deverá se fixar no tema geral Interpretações Visuais do Conceito de Pós-Modernismo, esperando-se receber artigos que analisem como as histórias em quadrinhos podem interpretar, visualizar ou refletir conhecimentos ou sentidos relacionados com o pós-modernismo. As contribuições podem abranger as seguintes temáticas: literatura pós-modernista, arte ou história (ou outra área relevante); arquitetura pós-modernista; pensadores pós-modernistas e/ou suas teorias; pós-modernismo digital; representações pós-modernistas; e críticas a textos, arte ou peças musicais pós-modernistas.

Aceitam-se tanto contribuições de acadêmicos como de artistas da área. As submissões devem ser feitas em imagens de alta resolução, até 1o de Janeiro de 2017, e podem ser de qualquer tamanho, podendo ser tanto uma única folha grande, uma única imagem ou uma série de páginas para serem expostas em uma sequência determinada. Devem ser enviadas ao endereço https://trace.submittable.com/submit.

Maiores informações podem ser encontradas em http://trace.english.ufl.edu/news/2016/sequentials-cfc/.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Chamada para artigos: Número especial sobre David Bowie na revista Comics Grid

Li-Anne Dias/Upvoted


A revista The Comics Grid: Journal of Comics Scholarship abriu uma chamada para o envio de artigos relacionando o cantor David Bowie com as histórias em quadrinhos. 
O prazo para envio vai até o 1o de setembro de 2016
Maiores informações podem ser obtidas no endereço: https://call-for-papers.sas.upenn.edu/cfp/2016/06/06/call-for-papers-special-issue-find-david-bowie-alternative-approaches-to-bowie-and.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro