terça-feira, 1 de março de 2011

Pesquisa concluída - Entre a épica e a paródia: A (des) mistificação do gaúcho nos quadrinhos de Inodoro Pereyra, el renegau

 
A pesquisa foi desenvolvida em nível de mestrado por Priscila Pereira, no Mestrado em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a orientação do Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto

A dissertação de mestrado teve por objetivo analisar as representações do gaucho nos quadrinhos de Inodoro Pereyra, personagem criada pelo humorista argentino Roberto Fontanarrosa na década de 70 do século XX. Nascido como paródia da literatura gauchesca, do radioteatro e do folclore argentino, a trajetória do renegau retoma a metáfora sarmientina de civilização e barbárie, que atravessa não só a história desse país, mas se inscreve na tradição política de toda a América Latina. Neste sentido, por meio dos quadrinhos deste gaucho é possível rediscutir importantes questões que marcaram a história da República Argentina, tais como as oposições entre pampa e litoral, unitários e federais, nacionalismo e cosmopolitismo, e que compõem a imagem de uma nação dividida. Além disso, a epopéia vivida pela personagem permite que redimensionemos o tema "as duas Argentinas", tendo em vista que este quadrinhos está transpassado por imagens relacionadas ao imaginário social dessa nação.

A dissertação apresenta inicialmente a obra do artista Roberto Fontanarrosa, destacando sua contribuição às histórias em quadrinhos em seu país e em seguida discutindo como o autor trabalhou questões políticas e o humor em suas obras. O terceiro capítulo é voltado à discussão da figura do gaucho (sem acento na letra "u", pois refere-se ao habitante dos pampas argentinos e não àqueles nascidos no estado brasileiro do Rio Grande do Sul...) como ícone da identidade argentina. O quarto capítulo é dedicado a uma análise bastante detalhada da personagem Inodoro Pereyra, enfocando especificamente a produção realizada em quatro seus primeiros anos de publicação e relacionando-o com representações do gaucho na literatura, na produção radiofônica popular e no folclore do país. Nas considerações finais, a autora salienta mais uma vez a importância da produção quadrinhística analisada, conclui que "a paródia construida por Fontanarrosa permite muitas outras leituras, em virtude de seu caráter polissêmico e flutuante", e enfatiza que Inodoro Pereyra, apesar de, em sua opinião, construído como uma paródia, foi lido como um ícone de argentinidade. Para ela, isso ocorreu porque "a paródia se converteu em paráfrase durante a sua recepção, o que indicaria que talvez o discurso sobre as ´duas argentinas` esteja tão arraigado no imaginário político da nação que qualquer esforço de questioná-lo gera seu efeito oposto, sua reiteração".

Interessados em conhecer a dissertação de Priscila Pereira, podem entrar em contato direto com a autora, no endereço eletrônico perecilapp@yahoo.com.br.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário