quarta-feira, 4 de maio de 2011

Normas para envio de trabalhos completos às I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos


1.    Informações gerais
  
- Os trabalhos deverão conter de 7 a 12 páginas, incluindo anexos, tabelas, gráficos e figuras, seguindo a estrutura indicada pela Coordenação das I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos
- Tamanho do papel A4;
- Margens superior, inferior e esquerda 3,0 cm;
-  Margem direita 2,0 cm;
-  Fonte: Arial
-  Espaçamento: 1,5;
-  Título:  tamanho 14, caixa alta
-  Autor(es): tamanho 12;
-  Titulação dos autores, afiliação, cidade, estado: tamanho 10;
-  Resumo/Abstract: tamanho 11;
-  Palavras-Chave/Keywords: tamanho 11;
-  Textos/conteúdos: tamanho 12;
- Referências: tamanho 11; espaçamento 1,5 entre referências e espaçamento simples entre suas linhas, segundo a norma ABNT NBR 6023 - 2002.
- A sigla deve ser apresentada primeiramente por extenso, seguida da sigla propriamente dita entre parênteses. Ex.: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
- Palavras em língua estrangeira devem ser escritas em itálico.
- Na primeira página, devem constar a área temática escolhida, o título em letras maiúsculas, o nome do(s) autor(es), o nome e endereço da instituição de origem, incluindo país e respectivos endereços eletrônicos.
- Tabelas e gráficos em fonte Arial, corpo 11.

2.    A numeração progressiva e alíneas das seções do documento devem respeitar a norma ABNT NBR 6024 - 2003, cujo conteúdo estabelece a sequência lógica e o inter-relacionamento dos conteúdos do documento.

3.    As citações devem respeitar a norma NBR 10.520 – 2002, da ABNT, cujo conteúdo especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.

4.    A identificação de gráfico, figura, quadro, fotografia, mapa, desenho, fluxograma, organograma etc. menciona-se na parte inferior da ilustração, com título específico, seguido de seu número (algarismo arábico) na ordem de ocorrência no texto. Deve-se mencionar a fonte e/ou a legenda explicativa. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do texto a que se refere, centralizada ao tamanho do papel. Ver a norma ABNT NBR 14.724 – 2005. Ex.:

Figura 1: Pererê.
Fonte: Revista Pererê, Editora O Cruzeiro, 1962.

5.    A identificação de tabela deve ser colocada na parte superior da mesma, com título específico, seguido de numeração (algarismo arábico) independente e consecutiva na ordem de ocorrência no texto. A fonte e/ou legenda explicativa, bem como notas são mencionadas na parte inferior da tabela. A tabela deve ser inserida o mais próximo possível do texto a que se refere, centralizada ao tamanho do papel. Ver a norma do IBGE – 1993. Ex.: 

Tabela 1 – Modelo de Tabela.
Modelo
Tabela
Modelo 1
Tabela 1
Modelo 2
Tabela 2
Modelo 3
Tabela 3
Legenda: Tabela elaborada em 2010, a partir da norma IBGE.
Nota: Consultar a norma IBGE.

6.    Notas explicativas devem ser usadas excepcionalmente. Não utilizar o sistema automático do processador de textos. Fazer a referência no texto colocando o número seqüencial entre parêntesis e as incluir ao final do trabalho. Ex.: (a); (1); (i); (*).


IMPORTANTE: O TRABALHO FINAL DEVE TER 12 (DOZE) PÁGINAS NO MÁXIMO (INCLUINDO AS REFERÊNCIAS). TRABALHOS QUE EXCEDAM ESSE LIMITE SERÃO DESCONSIDERADOS.

2 comentários: