segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pesquisa concluída: A configuração de gêneros multimodais: um estudo sobre a relação gênero-suporte nos gêneros discursivos tira cômica, cartum, charge e caricatura

A pesquisa foi desenvolvida em nível de mestrado por Alex Caldas, no Mestrado em Letras da Universidade Federal de Viçosa, , sob a orientação da Profa. Dra. Maria Carmen Aires Gomes

A pesquisa parte das seguintes perguntas: Como reconhecer, caracterizar e diferenciar os gêneros multimodais tira cômica, cartum, charge e caricatura? Como se estabelecem as relações gênero-suporte nesses gêneros? Pautados no aporte teórico-metodológico dos estudos de gêneros vinculada à Lingüística Sistêmico-Funcional – LSF - e aos quadrinhos, o autor buscou direcionar suas reflexões de forma a: (1) descrever a Estrutura Potencial do Gênero (EPG) dos gêneros multimodais tira cômica, cartum, charge e caricatura; (2) caracterizar o suporte dos gêneros multimodais em foco a partir da perspectiva da LSF; e (3) investigar a relação gênero-suporte nesses gêneros. 
 
Para cumprir os objetivos definidos foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir da análise de textos e imagens, realizando estudo dos seguintes suportes livro e seus gêneros: (a) Aline (I, II, III), de Adão Iturrusgarai (2007, 2009a, 2009b), com as tiras cômicas; (b) Assim Rasteja a Humanidade, de Allan Sieber (2006), com os cartuns; (c) Fatores de Risco, de Júlio Erthal (1998), com as charges; e (d) Caricaturas e Caricaturados, de Mário Mendez, com as caricaturas. 
 
As conclusões da pesquisa apontam para a dificuldade de se diferenciar os gêneros tira cômica, cartum, charge e caricatura, pois estes apresentam a mesma variável modo (escrito/multimodal) e relações (autor versus leitor) de registro; já a variável campo de registro ocorre de maneira diferente, o que, portanto, elege estágios de realização específicos para cada gênero, o que os diferencia. Quanto à relação gênero-suporte, pode-se dizer que o suporte – como organização material da linguagem, inscrita no registro – elege elementos de realização material que o qualificam como suporte pretendido em uma dada cultura e o individualiza perante seus pares, a esses elementos chamamos de elementos gráficos que se realizam em função da relação autor versus editor(a).  
 
Interessados em conhecer a dissertação podem entrar diretamente em contato com o autor, Alex Caldas, por meio do endereço eletrônico axbr1@yahoo.com.br ou pelo twitter @Alexcaldass.
 
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário