quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O retorno da revista Quadreca

A Quadreca, revista produzida por alunos do Curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) retornou oficialmente no último mês de agosto, durante as atividades das 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Ela volta, agora, como parte de um projeto que extrapola as páginas impressas e cria uma oportunidade para os artistas da Universidade de São Paulo e de outras universidades do país. Comandado há um ano por Daniel Argento, aluno do 4º ano do curso de Editoração da ECA, o Projeto Quadreca engloba diversas atividades voltadas à criação, crítica e análise de histórias em quadrinhos, aproveitando as novas mídias. A revista deixou de estar vinculada a uma disciplina do curso e está aberta a colaboradores externos.
 
Mais que reviver a publicação, o Projeto Quadreca visa também possibilitar o acesso à produção anterior da revista ao público por meio de sua digitalização e futura disponibilização na internet. Propõe-se uma periodicidade anual para a versão impressa da revista, mas ela representa apenas uma parte do projeto atual. À edição impressa junta-se agora o site ou blog da revista, que possibilitará a publicação de histórias em quadrinhos entre uma edição impressa e outra, atuando como espaço para publicação imediata dos materiais recebidos, ponto de encontro dos colaboradores e discussão e aprofundamento de ideias. O endereço é http://www.eca.usp.br/quadreca/. A chamada para colaboração no próximo número da revista está aberta. 
 
Mais informações sobre o retorno da revista Quadreca podem também ser encontradas na última edição do Jornal do Campus, produzido pelos alunos do Curso de Jornalismo da ECA-USP, que lhe dedicou uma matéria no número de agosto de 2011 (http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2011/08/quadrinhos-ganham-espaco-com-nova-quadreca/).
 
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário