segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pesquisa concluída - Visões da Modernidade nas Histórias em Quadrinhos: Gotham e Metrópolis em finais de 1930

 
A pesquisa foi desenvolvida em nível de mestrado por Marina Cavalcante Vieira, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra.Maria Josefina Gabriel Sant’Anna e co-orientação da Prof.ª Dr.ª Bianca Freire-Medeiros

A tese central da dissertação gira em torno da discussão sobre cidades e Modernidade, analisando Gotham e Metrópolis, as cidades imaginárias das histórias em quadrinhos que, respectivamente, ambientam as aventuras do Super-Homem e Batman. Essas cidades são vistas como representações que refletem pontos de vista distintos sobre as grandes cidades modernas. A primeira é uma cidade noturna e violenta, de crimes relacionados com a loucura, o crime organizado e a migração. Metrópolis, por sua vez, enfrenta em seu cotidiano problemas técnicos e crimes de cunho moral, sendo uma cidade diurna de linhas retas e prédios de estilos arquitetônicos modernistas retratados a partir de imagens panorâmicas que destacam seus prédios e arranha-céus iluminados, enquanto Gotham é representada como uma cidade escura de prédios monolíticos que se repetem indistintamente em seu horizonte
 
O objetivo da dissertação foi fazer uma análise das duas cidades em seu contexto de criação, por meio de uma análise etnográfica da literatura em quadrinhos. Busca-se analisar as representações dessas cidades ficcionais em relação com as questões vividas pelas grandes cidades norte-americanas de sua época, como crime, migração e delinquência. Para tanto, analisam-se as primeiras histórias dos referidos super-heróis publicadas desde a sua criação em 1938 e 1939 até a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em dezembro de 1941. Discute-se a questão da dupla identidade, da liberdade e do anonimato nas grandes cidades a partir do gênero de super-heróis, bem como contextualiza-se a criação dos quadrinhos como um meio de comunicação de massa nascido no ambiente moderno e urbano.

Para a pesquisadora, por mais ficcionais, utópicas ou distópicas que possam ser, as cidades das histórias em quadrinhos são representações que se relacionam com o imaginário da época e sociedade em que foram criadas. Assim, a dissertação compreende Gotham City e Metrópolis como sínteses de concepções urbanas modernas, relacionando-as com correntes urbanísticas presentes nas primeiras décadas do século XX e com questões colocadas pelo pensamento social da Escola de Chicago de Sociologia.
 
Interessados em conhecer a dissertação de Marina Cavalcante Vieira, podem entrar em contato direto com a autora, por meio do email marinovsk@ig.com.br.
 
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário