quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tese de Pesquisadora do Observatório de Histórias em Quadrinhos é disponibilizada para leitura


A tese de doutorado de Ediliane de Oliveira Boff, pesquisadora do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, foi disponibilizada para consulta na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo

Intitulada De Maria a Madalena: representações femininas nas histórias em quadrinhos, a tese foi concluída em março de 2014 e  trata das representações de protagonistas femininas nas histórias em quadrinhos, enfatizando exemplos de histórias que abordam concepções identitárias. Com o intuito de compreender como o feminino aparece em determinadas criações, a tese apóia-se nos pressupostos metodológicos da Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson (2011). A pesquisa apresenta dois momentos dorsais, sendo que o primeiro aborda as construções femininas a partir da perspectiva de autores masculinos, enquanto que o segundo aborda tais construções a partir da perspectiva de autoras mulheres e do autor transgênero Laerte. Personagens como Rê Bordosa, Mara-Tara, As Skrotinhas, Radical Chic e Aline são enfatizadas na primeira parte. Na segunda, destacam-se as criações Mulher de 30, Amely: uma mulher de verdade, Uma Patada com carinho e Muriel. A tese conclui com a constatação de que grande parte dessas narrativas oscila entre criticar, debochar e apoiar uma ideia de feminino fundamentada na mística feminina, desenvolvida pela pensadora Betty Friedan (1971).

O texto completo da tese pode ser obtido no endereço http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-20052014-123753/pt-br.php.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário