A pesquisa foi desenvolvida como Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense,por Maria Jaciara de Azeredo Oliveira, sob orientação da Profa. Dra. Nanci Gonçalves da Nóbrega.
O estudo investigou as possibilidades de inserção das Histórias em Quadrinhos no campo da Ciência da Informação a partir da constatação, oriunda de pesquisa anterior, da dificuldade tanto do profissional da informação como da área em lidar com esse tipo de material. Por meio de pesquisa bibliográfica, buscou tecer as relações entre quadrinhos, cultura, educação e informação para defender o fato da narrativa quadrinística ser relevante fonte de informação dos modos de ser e pensar do mundo contemporâneo.
O estudo investigou as possibilidades de inserção das Histórias em Quadrinhos no campo da Ciência da Informação a partir da constatação, oriunda de pesquisa anterior, da dificuldade tanto do profissional da informação como da área em lidar com esse tipo de material. Por meio de pesquisa bibliográfica, buscou tecer as relações entre quadrinhos, cultura, educação e informação para defender o fato da narrativa quadrinística ser relevante fonte de informação dos modos de ser e pensar do mundo contemporâneo.
Por meio de revisão literatura e levantamentos em bases de dados diversas (Lattes, BRAPCI), a pesquisadora buscou identificar pesquisas sobre a temática dos quadrinhos na Ciência da Informação, bem como a natureza desses trabalhos. A partir desses levantamentos, delineou o perfil do leitor de quadrinhos e a natureza de sua relação com esta narrativa, com base nas propostas elaboradas por Eco (2011) e Vergueiro (1998, 2005).
Como primeiro resultado da pesquisa, apresenta a análise do conteúdo da Série Fábulas, de Bill Willingham (2002-), feita em duas partes: a primeira evidenciou suas relações com a cultura, bem como a história e a literatura do tempo presente; e a segunda enfatizou os elementos arquetípicos utilizados pelo autor na construção dos enredos e dos personagens, com destaque para a Jornada do Herói, através do esquema proposto por Campbell (2007). Por fim, traz a percepção dos leitores de Fábulas do universo dos quadrinhos e apresenta propostas de mediação e dinamização desse tipo de acervo.
Trata-se de um trabalho de pesquisa pioneiro na área da Ciência da Informação e representa certamente uma grande contribuição para a ampliação do espectro da pesquisa sobre histórias em quadrinhos.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente com a autora, no email jaciara.azeredo@gmail.com.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário