A pesquisa foi desenvolvida como Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo,por André Moreira de Oliveira, sob orientação da Profa. Dra. Maria de Lourdes Monaco Janotti.
O estudo documentou e analisou a produção em histórias em quadrinhos, charges e cartuns de Maurício de Sousa na Folhinha de São Paulo, de setembro de 1963 a maio de 1970. O modelo de interpretação foi a análise de conteúdo dessas produções em face de uma proposta de moralidade conservadora para as crianças.
No primeiro capítulo, descreve os traços narrativos e de conteúdo mais marcantes da produção em histórias em quadrinhos no decorrer de sua história. Em seguida, no segundo, apresenta um panorama geral dos editores e profissionais desse ofício no Brasil. No terceiro capítulo são apresentadas as propostas legislativas para a regulação das histórias em quadrinhos e como elas refletem uma moral que acompanha os tempos de sua produção. Finalmente, no quarto capítulo, tem-se a análise da produção de Maurício de Sousa.
Nesse processo de experimentações, concessões, erros e acertos, finalmente é alcançada a estabilidade de aceitação desse tipo de narrativas, que por sua vez proporcionaram um conteúdo narrativo portador da fruição aceitável ao público leitor da Folhinha de São Paulo, a classe média, e que abriu as mais variadas possibilidades de merchandizing à Maurício de Sousa Produções, a maior e mais poderosa empresa de histórias em quadrinhos brasileira na atualidade.
O autor da dissertação participa ativamente do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. Maiores informações sobre o seu trabalho podem ser obtidas diretamente com ele, pelo endereço arcano.oliveira@gmail.com.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário