A pesquisa foi desenvolvida como Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de Concentração Teoria da Literatura da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de São José do Rio Preto, por Guilherme Lima Bruno E. Silveira, sob orientação do Prof. Dr. Álvaro Luiz Hattner.
O estudo analisou a obra de Lourenço Mutarelli, autor que teve uma produção quadrinística intensa durante a década de noventa. Após um período produzindo fanzines e histórias curtas, ele passou a criar uma série de álbuns com histórias densas, marcadas por personagens perturbadas. A pesquisa, assim, buscou refletir sobre a narrativa presente nos álbuns Transubstanciação, Eu te amo, Lucimar e Confluência da Forquilha, visando terminar como Mutarelli desenvolve sua construção quadrinística, identificando as especificidades da narrativa visual de Lourenço Mutarelli e, consequentemente, algumas possibilidades dalinguagem dos quadrinhos. Constatou que a obra de Mutarelli é diferenciada e autoral, seus recortes narrativos fragmentados, a visão de um mundo deformado e caótico, a união de diferentes formas visuais - desenhos ora realistas, ora deformados, misturados a elementos fotográficos - e verbais - falas coloquiais se misturando a poemas e notas explicativas - que acarretam em umaobra plural, que necessita de um esforço criativo para o processo de leiturae análise, uma vez que extrapola os limites de análises tradicionais, inspirando a subjetividade e a incerteza.
Ainda que seja autor de grande importância para a HQ nacional e tenha sido um dos precursores dos romances gráficos no Brasil, muito de sua produção quadrinhística ainda não foi amplamente estudada, a se destacar seus primeiros álbuns. Assim, o estudo pretendeu delimitar alguns aspectos da poética do autor, além de possibilidades de leitura desses trabalhos que representam um marco para as histórias em quadrinhos brasileiras.
Maiores informações sobre o trabalho podem ser obtidas diretamente o autor.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário