quinta-feira, 16 de julho de 2015

Vice-coordenador do Observatório publica livro sobre a revista MAD




Roberto Elísio dos Santos, vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, publica agora em formato de livro a sua tese de livre-docente, obtida junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em novembro de 2013. Na obra, o professor apresenta como foi a criação da revista MAD, seus principais artistas e as estratégias de humor empregadas para gerar o efeito cômico, como a utilização de seu personagem-símbolo, Alfred E. Neuman, em sátiras sobre comportamento e política, entre outros.

A versão brasileira e o humor dos artistas nacionais também são abordados e comparados ao original estadunidense, buscando identificar as formas de humor usadas na versão americana, assim como na apresentada pelos brasileiros que publicaram seus trabalhos na revista. Para cumprir esta meta, foram estudados os elementos verbais (textos) e visuais (fotos, cartuns e histórias em quadrinhos) tais como metalinguagem e paródia intertextual editados ao longo de seis décadas, além das loucuras da equipe de roteiristas e desenhistas da Mad Magazine, idealizada por Harvey Kurtzman.

Roberto Elísio demonstra como, ao longo de sua existência, a Mad acompanhou várias transformações na política, sobre celebridades, guerras ou, por exemplo, modismos cafonas – de forma especialmente irreverente. Um dos capítulos do livro é dedicado totalmente às muitas versões da Mad publicadas no Brasil – desde a primeira, lançada em julho de 1974 – fazendo comparações com as publicações originais e descrevendo as particularidades da edição brasileira e dos autores que nela participaram e/ou ainda participam.

O lançamento ocorrerá no evento Fest Comix - Pavilhão Imigrantes, dia 18 de julho de 2015, e, posteriormente, também durante as III Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, que ocorrerão em agosto de 2015, na ECA-USP.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Me. Edilaine Correa













                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário