sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Pesquisa concluída: Clássico literario e adaptação em quadrinhos: uma possibilidade para a formação estético-discursiva do jovem leitor

 

A pesquisa foi desenvolvida como Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenziepor Fernanda Isabel Bitazi, sob orientação da Profa. Dra. Aurora Gedra Ruiz Alvarez. 

Em 2006 o Governo Federal incluiu os quadrinhos, pela primeira vez, nos editais do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), ressaltando a aceitação de adaptações quadrinizadas das grandes obras da literatura universal - os clássicos  literários -, motivou as editoras brasileira a publicarem, a partir daquele ano, várias obras do gênero. Considerando, portanto, o interesse comercial das editoras, bem como a razão pressuposta à aceitação do governo pela inclusão desse tipo de produção - o de usar as adaptações no contexto escolar para formar leitores literários, ou mais especificamente, leitores das obras literárias -, a pesquisa teve, por objetivo principal, investigar se as adaptações quadrinizadas podem auxiliar na formação do jovem leitor no que concerne, sobretudo, a seu acesso à estética do hipotexto literário canônico e também à estética dos próprios quadrinhos.

Visando atingir esse objetivo, a pesquisadora comparou as obras O Cortiço, de Aluisio Azevedo, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, com suas respectivas versões em quadrinhos, ambas produzidas por Ivan Jaf e Rodrigo Rosa e publicadas pela editora Ática. Em conclusão, a autora defende que tal análise comparativa pode, desde que com as devidas adequações ao contexto de produção, ser realizada em sala de aula, de modo a fazer o jovem leitor perceber que apreciar uma adaptação literária em quadrinhos é diferente de fruir esteticamente um clássico literário.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o autora.


Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro


Um comentário:

  1. Olá, aos que desejam entrar em contato comigo, segue meu email: fernanda_bitazi@hotmail.com

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