A pesquisa foi desenvolvida como Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por Fernanda Isabel Bitazi, sob orientação da Profa. Dra. Aurora Gedra Ruiz Alvarez.
Em 2006 o Governo Federal incluiu os quadrinhos, pela primeira vez, nos editais do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), ressaltando a aceitação de adaptações quadrinizadas das grandes obras da literatura universal - os clássicos literários -, motivou as editoras brasileira a publicarem, a partir daquele ano, várias obras do gênero. Considerando, portanto, o interesse comercial das editoras, bem como a razão pressuposta à aceitação do governo pela inclusão desse tipo de produção - o de usar as adaptações no contexto escolar para formar leitores literários, ou mais especificamente, leitores das obras literárias -, a pesquisa teve, por objetivo principal, investigar se as adaptações quadrinizadas podem auxiliar na formação do jovem leitor no que concerne, sobretudo, a seu acesso à estética do hipotexto literário canônico e também à estética dos próprios quadrinhos.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o autora.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Olá, aos que desejam entrar em contato comigo, segue meu email: fernanda_bitazi@hotmail.com
ResponderExcluir