O Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP promove encontro com o jornalista e pesquisador sueco Fredrik Strömberg. O evento ocorre no dia 5 de novembro de 2024, das 14h30 às 17h no Auditório Freitas Nobre no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. A presença de Strömberg tem o apoio da Embaixada da Suécia no Brasil.
A coordenação será dos professores Roberto Elísio dos Santos e Celbi Pegoraro. A presença é livre para todos os interessados.
Fredrik
Strömberg é um escritor e jornalista sueco especializado em histórias em
quadrinhos. Sua apresentação será sobre as “Imagens Negras nos Quadrinhos: Uma
História Visual”, tema de seu livro, que está lançando no Brasil.
O convidado ocupa posições importantes no campo, incluindo editor-chefe da revista Bild & Bubbla e fundador do Arquivo de Quadrinhos na Suécia.
Strömberg também leciona na Escola de Arte em Quadrinhos da Suécia.
Seus livros abordam
diversos temas relacionados aos quadrinhos:
• História dos quadrinhos, com foco na tradição sueca
•
Representações de grupos étnicos e culturais nos quadrinhos
• Uso dos
quadrinhos como ferramenta de propaganda e crítica social
• Imagens
judaicas nos quadrinhos
• Relação
entre quadrinhos e religião
• Conexões
entre quadrinhos e cultura do Oriente Médio
Strömberg publicou várias obras em inglês, como Swedish Comics History, Black Images in the Comics, Comic Art Propaganda e Comics and the Middle East. Seu trabalho examina como os quadrinhos refletem e influenciam questões sociais, políticas e culturais, explorando o papel dessa mídia na sociedade contemporânea. Strömberg analisa como a cultura e os quadrinhos se influenciam mutuamente, atravessando fronteiras nacionais e culturais.
Em sua passagem pelo Brasil, ele participa da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre e do 1º Encontro Internacional da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – campus Campo Grande.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário