sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tese de pesquisadora do Observatório está disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

A  tese de Doutorado de Gêisa Fernandes D´Oliveira, pesquisadora do Observatório de Histórias em Quadrinhos, já está disponível em formato eletrônico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Defendida em 14 de janeiro de 2010, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob minha orientação, a tese intitula-se Saberes enquadrados: histórias em quadrinhos e (re)construções identitárias. Nela, a autora analisa o processo de construção e reconstrução de identidades por meio das histórias em quadrinhos e a consolidação da imagem que a linguagem reivindica para si. Utiliza os fundamentos do método arqueológico/genealógico, desenvolvido por Michel Foucault, como uma via de aproximação do processo de construção cultural na sociedade. A hipótese sustentada é a de que as linguagens, como um todo, estão sujeitas a um duplo movimento de incorporação de aspectos da sociedade disciplinar e construção de novas realidades identitárias. Os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de se lançar um novo olhar em relação às histórias em quadrinhos no contexto social de esmaecimento das fronteiras identitárias. É possível se perceber, por meio da linguagem, os novos papéis reservados à representação e à interação entre imagens e coisas, arte e produto.

O endereço para obtenção gratuíta da versão eletrônica (PDF) da tese é http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22062010-164918/pt-br.php.

Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário