Será realizado na próxima sexta-feira, 1o. de outubro de 2010, o Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos. Ocorrendo sempre nas primeiras sextas-feiras de cada mês, os colóquios científicos representam um momento para reunião e aprofundamento acadêmico de todos os pesquisadores e alunos do Observatório. Visam proporcionar um espaço privilegiado para discussão de obras, de pesquisas em andamento e de pesquisas concluídas sobre histórias em quadrinhos Os colóquios são abertos a todos os interessados em histórias em quadrinhos, estejam ou não vinculados à Universidade de São Paulo.
Neste colóquio teremos a seguinte programação:
a) apresentação de pesquisa sobre "Os quadrinhos de terror no Brasil", realizada por Fábio Santoro. Fábio é advogado e estudioso de quadrinhos. interessando-se também por música, televisão e cinema. Colecionador inveterado, escreveu inúmeros textos a respeito desses temas para alguns dos melhores fanzines brasileiros e colaborou no livro "O Tico-Tico: centenário da primeira revista de histórias em quadrinhos do Brasil", publicado em 2007.
b) apresentação de proposta de aula para alunos do segundo grau, envolvendo as obras O nome do jogo, de Will Eisner, e Os Outsiders e os Estabelecidos, do sociólogo Norbert Elias. A proposta, desenvolvida por Moisés Batista, originou-se na disciplina Metodologia em Ciências Sociais, na Faculdade de Educação da USP, ministrada pela profa. dra. Márcia Gobbi. Moisés Batista é formado em Ciências Sociais pela USP e atua no Núcleo de Estudos da Violência. Participa com bastante frequencia dos colóquios científicos do Observatório de Histórias em Quadrinhos. Esta apresentação, originalmente programada para o mês passado, teve que ser adiada devido a necessidade de mudança de programação.
O Colóquio ocorrerá na sala 247 do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP, segundo andar do prédio principal da ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, São Paulo, SP.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário