A saga Guerra Civil foi uma das criações marcantes dos quadrinhos de super-heróis Marvel. Lançada pouco tempo depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 às Torres Gêmeas, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, a saga envolveu todos os principais heróis da mais popular editora de quadrinhos norte-americana em um conflito de consequências marcantes para o universo narrativo dessa empresa editorial. O impacto da série foi tão grande que teve repercussões até mesmo nas produções cinematográficas baseadas nos heróis da editora, com seu lançamento em grande tela já programado.
O livro Os Dois Lados da Guerra Civil: análise histórica e filosófica do maior conflito entre super-heróis busca analisar esse épico quadrinístico, enfocando sua importância no panorama dos quadrinhos de super-heróis e suas consequências para o Universo Marvel, sua história, o contexto de sua criação, os criadores e as narrativas paralelas. No livro, os autores Adriano Marangoni, Bruno Andreotti, Iberê Moreno e Maurício Zanolini analisam como o clima de medo e tensão desencadeado pelo episódio de 11 de setembro teve influências indeléveis na narrativa ficcional, discutindo a postura ideológica dos heróis sobre conceitos capitais da sociedade moderna, como os de Estado, Liberdade, Segurança, Tolerância e Preconceito.
Publicado pela Editora Criativo (http://blog.comix.com.br/tag/editora-criativo/), de São Paulo, em 2015, o livro tem 208 páginas e pode ser encontrado em pré-venda durante o mês de fevereiro na Editora Saraiva, com desconto (http://www.saraiva.com.br/os-dois-lados-da-guerra-civil-9262551.html).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário