segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ata do Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos - Abril de 2016



Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos




Em 1º de ABRIL de 2016, o Colóquio do Observatório de Histórias em Quadrinhos, Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, reuniu pesquisadores e/ou interessados por discussões e novidades do mercado editorial e acadêmico sobre histórias em quadrinhos. Presidida, pelo Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, a reunião iniciou-se às 20:00 horas na sala 247 com a presença dos seguintes pesquisadores/estudiosos: Roberto Elísio dos Santos, Celbi Vagner M. Pegoraro, Maurício de Pawa Kanno, Washington Luiz dos Santos, Gazy Andraus, Carolina Moutsopoulos Macedo, Vinícius de Morais A. Lucas, Beatriz Sequeira de Carvalho, Daniela Marino, Bárbara Zocal da Silva, Simonia Fukue Nakagawa, Karina Akemi Goto, Carolina Sieja Bertin, Rosana Ferruso, Ricardo Lima, Paulo Ramos, Fernanda Alcântara, Marciel Consain, Renata Farhat Borges, Bianca Agarie, Gabriel Agarie, Luiz Carlos Sodero Salles, Edilaine Correa, Cristiane Santana Mathias. A reunião foi iniciada com alguns informes foram passados por Paulo Ramos sobre II Jornada temática de Histórias em Quadrinhos e o 2º SEPESQ que acontece na Unifesp em julho. O Prof. Waldomiro mencionou a nova data da defesa da tese de doutorado de Celbi Pegoraro.  Após a apresentação, os colegas membros do grupo de pesquisa Observatório de Histórias em Quadrinhos fizeram suas considerações a título de contribuição, partindo de contrapontos ou cenários do anti-herói americano e movimentos como o underground, representado não somente, mas também por Robert Crumb e fizeram comentários sobre o então recém-lançado filme da DC, Batman vs Superman. Como de praxe, durante o colóquio, foi discutido mais um capítulo do livro teórico, Quadrinhos: História moderna de uma arte global de Dan Mazur e Alexander Danner, sob a coordenação de nossa colega Daniela Marino que seria seguida de Alexandre Fidélis, impossibilitado de comparecer a esse colóquio, mas que continuará a apresentação no próximo encontro. O décimo quarto capítulo, que tratou sobre Quadrinhos Mainstream Norte Americana recebeu várias considerações dos colegas pesquisadores fazendo analogias ou comparações entre o que foi apresentado como obras norte americanas como Day Tripper, Sandman, Quadrinópolis, Unstable Moleculus, Fanboy e como as editoras se tornariam “reféns” de modelos impostos pelo mercado norte americano. Refletiu-se sobre o que seria exatamente a “década perdida”, a queda de publicações nos EUA por causa da crise econômica ou de produção simplesmente. Ascenção e decadência do mercado de HQ, tendências ou causa de gênero? Eis algumas das imagens que ilustraram a apresentação.



Prosseguindo com a pauta do colóquio a pesquisadora Simonia Fukue Nakagawa fez a apresentação de sua dissertação de mestrado Apropriações de Elementos Constitutivos do Mangá – investigando Murakami e Nara. A pesquisadora mostrou trabalhos de diferentes formatos circulando pela sala publicações japonesas diversas que foram sua bibliografia de pesquisa. Traços, arte final, formatos, disposição dos quadros das histórias pelas páginas de mangás, questões de estética da linguagem e cultura japonesa. Menções como linhas cinéticas tais como a americana que parece pautada em fotografia com velocidade baixa enquanto que a japonesa parece focar no objeto. Elementos encontrados tem relação com a padronagem dos kimonos, foram uma das menções e conclusões as quais chegou a pesquisadora, entre outras. A pesquisadora teve necessidade de “mergulhar” o mais profundamente na língua e cultura japonesa citando por exemplo que ganhou de presente um dicionário com 4.500 onomatopeias confessando muita dificuldade para pesquisar questões sobre estética, conexões possíveis com a França entre outras. Eis algumas das imagens que foram fartamente ilustradas durante a apresentação.





Nada mais havendo a tratar, o prof. Waldomiro, Presidente deste Colóquio agradeceu a presença de todos e para constar, eu, Edilaine, lavro a presente Ata, que vai devidamente revisada por Daniela Marino. São Paulo, 28 de abril de 2015..



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário