Ata do Colóquio
Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações
e Artes da Universidade de São Paulo, realizado no dia 02 de setembro de 2016
O Colóquio
Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP realizou-se na
sexta-feira, 02 de setembro de 2016, na sala 247 do Departamento de Biblioteconomia
e Documentação da ECA-USP, das 20:00 às 22 horas, com a seguinte programação:
1)
discussão do capítulo 16 do livro Quadrinhos: História Moderna de uma Arte
Global, coordenada por nosso colega Washington Luiz dos Santos; e
2)
apresentação da pesquisa de mestrado de Thulio Dias Gomes, intitulada “A charge
é o assunto: análise documentária de charge", defendida em 2015 no
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ, sob orientação
do Profa. Dra. Rosali Fernandez de Souza (IBICT) e Prof. Dr. Paulo Sgarbi (Uerj).
Estavam presentes cerca de
20 pesquisadores, alunos e interessados em geral, sob a coordenação do Prof.
Dr. Waldomiro Vergueiro, coordenador do Observatório.
Foto 1
As
apresentações iniciaram-se com Thulio e sua dissertação sobre as charges com a
questão do semanário Charlie Hebdo (vide foto 1[1]),
explanando que seu objetivo do mestrado foi investigar a charge conquanto à sua
organização para a abordagem adequada no seu tratamento em sistemas de
informação e documentação. Além disso, como objetivos específicos, investigou
as tipologias de desenhos na área do humor, buscando diferenças e semelhanças
às charges, conceituando-as. Em seu mestrado, singrou pela metodologia
heterogênea e da pesquisa social qualitativa, bem como existencial-hermenêutica
e a informação. Investigou também as tipologias de desenhos do humor,
caracterizando a charge como documento a partir da relação dela com a
hermenêutica da informação. Com isso, foi à raiz dos significados e conceitos
da palavra charge e suas
denominações de cartum e caricatura. Dos resultados que obteve,
dentre vários, descobriu que apenas no português brasileiro coexistem as três
palavras. Exemplificou com várias imagens (vide fotos 1 e 3), e concluiu com
uma variante da análise documentária da charge - partindo-se de tal análise e
irradiando-se para a estrutura narrativa da charge, as instituições da custódia
da charge, os usuários da charge etc (foto 2), culminando numa intersecção
entre charge, cartum e caricatura.
Fotos 2 e 3
Em seguida, houve a
apresentação do capítulo 16 do livro Quadrinhos: História Moderna de uma Arte
Global, por Washington, que falou dos quadrinhos europeus da década de 1990
(Foto 4). Chamadas de Bande Dessinées (BD) pela França, Bélgica. O panorama àquela
época se mostrava com grandes e poucas editoras estagnando
Fotos 4 e 5
a produção em gêneros de fantasia heróica,
aventuras históricas, suspense, policiais e humor juvenil. Na Alemanha
(chamados de Komics), surgiu um início pequeno mas vibrante de uma produção
quadrinhística de vanguarda. Na Espanha continuava-se o impulso desde a década
de 1890. Houve a revista de vanguarda suiço-alemã Strapazin com vários novos autores (foto 5) e na França outros autores
vieram como Nicolás de Crécy e Marc-Antoine Mathieu. Alguns artistas resolvem
abrir caminhos próprios juntando-se a pequenas editoras fundando, por exemplo,
a L´Association e outras como Fréon (Bélgica) e Amok (França) tendo mais a ver com a Strapazin e Madriz (esta
da Espanha). Enfim, esses novos caminhos alternativos expandiram os quadrinhos
europeus em todo o continente, saindo dos gêneros habituais e ousando mais nas
vanguardas, influenciando posteriormente os EUA.
Finalizando,
o próximo colóquio ficou marcado para o dia 07 de outubro de 2016 próxima reunião, com a definição, a
posteriori, de qual membro fará a coordenação da discussão do capítulo17
"A busca pelo mangá respeitável".
Esta ata
foi elaborada por mim, Gazy Andraus[2],
em 10 de setembro de 2016.
[1] Todas as Fotos tiradas
por G. Andraus
[2] Professor da da
FIG-UNIMESP - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo; Doutor em Ciências
da Comunicação pela USP; mestre em Artes pela UNESP, pesquisador do
Observatório de HQ da USP; INTERESPE – Interdisciplinaridade e Espiritualidade
na Educação; Interculturalidade e Poéticas de Fronteira e autor independente de
HQ fantástico-filosófica. yzagandraus@gmail.com
; http://tesegazy.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário