quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Revista Temporis[ação] publica dossiê temático sobre histórias em quadrinhos



Temporis[ação], periódico acadêmico de História, Letras e Educação da Universidade Estadual de Goiás acaba de publicar o segundo número do volume 16, de 2016, no qual incluiu um dossiê temático intitulado "Histórias em Quadrinhos (HQ): Criação, Estudos da Linguagem e Uso na Educação".

O dossiê, organizado por Guido de Oliveira Carvalho, traz 26 artigos:

Da história aos quadrinhos: ceuta portuguesa, de Gabriel Fernandes AHUMADA (Universidad de Granada, Espanha). Tradução de Andreia Martins TORRES
História em quadrinhos e métodos de análise, de Nildo VIANA
Quadrinhos visionários, de Matheus Moura SILVA
A representação da variação linguística em tirinhas de Chico Bento, de César Augusto de Oliveira CASELLA
A constituição da ironia no gênero tira: uma análise no caderno educacional, de Janete Abreu HOLANDA
O subentendido nas histórias em quadrinhos e sua importância no processo de ensino-aprendizagem, de Ariane Moreira TAVARES, José Elias PINHEIRO NETO
Escola contemporânea, histórias em quadrinhos e cultura de massa, de Fernando Lionel QUIROGA, Beatriz Aparecida PAOLUCCI
História em quadrinhos como expressão artística na formação do artista/professor/pesquisador, de Fábio Tavares da SILVA, Adriana de Sá Leite de BRITO
Há outros “griots”: outros olhares sobre a África nos quadrinhos, de Sávio Queiroz LIMA
Ensino e aprendizagem em história: campo de debate, de Bergston Luan SANTOS
Imagens da guerra fria na história em quadrinhos "Na praia" do universo ficcional Hellblazer, de Danilo Linard TEODOSEO
A história política do brasil por meio da charge (1950 – 1964), de Natania Aparecida da Silva NOGUEIRA
Discurso e meta-discursos sobre a teoria evolutiva: a leitura da Níquel Náusea em um curso de ciências biológicas, de Edson Pereira da SILVA, Alan Bonner da Silva COSTA, Felipe Barta RODRIGUES
História em quadrinhos e educação ambiental: o discurso ecológico em a saga do Monstro do Pântano de Alan Moore, de Willian Prestes de OLIVEIRA, Maria Aparecida Alves SILVA, Hylio Laganá FERNANDES
Produção de histórias em quadrinhos como processo de alfabetização científica: a química em foco, de Karina Omuro LUPETTI, Adriana Yumi IWATA
H'química: o uso dos quadrinhos para o ensino de radioatividade, de Thaiza Montine Gomes dos Santos CRUZ, Márlon Herbert Flora Barbosa SOARES
Utilizando a interface dos quadrinhos para estudar matemática por meio de episódios e sequências didáticas, de Ana Carolina Costa PEREIRA
Nem precisa saber desenhar! Concepções de professores que ensinam matemática sobre as HQ, de Luis Adolfo CAVALCANTE, Wellington Lima CEDRO
A produção de história em quadrinhos para o ensino de matemática: o relato de uma experiência na iniciação à docência, de Wanderley Moura REZENDE
Quadrinhizando desde as margens: alternativa à política de assimilação  acadêmica e à tolerância mercadológica, de Anne Caroline de Souza Quiangala JOÃO
O leitor de historias em quadrinhos de super-herois: reflexões com base nos estudos culturais, de Rubem Borges Teixeira RAMOS
O apreço pelo detalhe: Van Eyck, “O Casal Arnolfini” e histórias em quadrinhos, de Rafael GHIRALDELLI
Lendo Tio Patinhas pelas lentes de seus críticos: Carl Barks, agente imperialista?, de Weber ABRAHÃO JÚNIOR
Uma reflexão sobre a retomada dos mitos nas histórias em quadrinhos: da mitologia nórdica à mitologia cristã, de Anderson Nowogrodzki da SILVA
Gibiteca Estadual Jorge Braga, de Helenir Freire Batista

A revista está disponibilizada para download no endereço http://www.revista.ueg.br/…/temporisa…/issue/current/showToc.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

4 comentários:

  1. Prezados tentei acessar a revista e o link não abre. Poderiam me disponibilizar outra forma de acesso? educacao.im@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebel, você pode acessar pelo link: http://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/issue/view/272/showToc

      Excluir
  2. Estou gostando muito do trabalho desde blog. Permaneça sempre. É uma inspiração para a minha pesquisa.

    ResponderExcluir