No Brasil, o atrativo de produtos midiáticos sul-coreanos a cada ano ganha mais destaque. Este fenômeno não parece ser exclusividade nossa, uma vez que a Coreia do Sul vem ampliando seu espaço de influência mundialmente, divulgando sua cultura e estilo de vida. Tudo leva a crer que isso se deve, entre outras coisas, a sua capacidade de expansão cultural em meio global.
O seu crescimento se deu a partir dos investimentos em diversos setores culturais e um deles foi o de histórias em quadrinhos, conhecidas como manhwas, que ao serem produzidas e distribuídas no meio online, também são denominadas webtoons. No entanto, a disseminação desses quadrinhos no Brasil ainda é muito restrita, principalmente devido às poucas traduções que existem para a língua portuguesa.
Considerando essas questões, Letícia Veiga Castelo Branco, da Universidade de Brasília, busca discutir, no artigo intitulado "Webtoon e Manhuas: a acessibilidade digital e a sua influência na leitura no Brasil", os impasses mercadológicos da distribuição dos webtoons e como isso afeta os leitores brasileiros que buscam cada vez mais acessar esse conteúdo.
Publicado no dossiê especial da revista 9a Arte dedicado aos trabalhos apresentados nas 7as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em 2023, o artigo está disponível no endereço Webtoons e Manhwas: a acessibilidade digital e a sua influência na leitura no Brasil | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
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