No livro Picture theory, W. J. T. Mitchell desenvolve uma teoria iconológica em que defende ser a imagem uma grande fonte teórica e que “alguns desenhos e pinturas foram responsáveis pelo desenvolvimento de textos científicos e filosóficos”. Apoiando-se na teoria desse autor, Marcus Vinicius de Paula e Alberto K. Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), utilizam a metalinguística para pensar a relação entre a narrativa na pintura figurativa e nos quadrinhos. Para tanto, demonstram inicialmente o potencial das imagens autorreflexivas e suas aptidões teórico-críticas, para, em seguida, mostrar como os comics ampliaram a investigação da metapicture pelo uso do humor. Depois, lançando mão de alguns exemplos da revista MAD, defendem que existe grande potencial crítico na projeção de uma linguagem visual sobre a outra. Por fim, apresentam um panorama da riqueza crítica de experiências em quadrinhos que colocam em questão a linguagem pictórica acadêmica.
Essas reflexões dos autores constam do artigo “Metapicture: pintura de história em quadrinhos”, no volume 12 da revista eletrônica 9ª Arte, atualmente sendo publicada em fluxo contínuo. O artigo pode ser acessado no endereço https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/220026.
A revista 9ª Arte tem por objetivo divulgar artigos científicos inéditos sobre histórias em quadrinhos, resultantes de pesquisas acadêmicas desenvolvidas por pesquisadores do Brasil e do exterior. As diretrizes para submissão estão em Submissão | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário