terça-feira, 30 de abril de 2024

A perspectiva de mundo pelo viés de uma borboleta

As tiras em quadrinhos de Téo & o Mini Mundo, uma criação do desenhista Caetano Cury, tiveram seu início em 2012. Pode-se dizer que, com mais de uma década de publicação, estão suficientemente maduras para serem objeto de interesse dos estudiosos de quadrinhos. De fato, elas apresentam  uma proposta filosófica e provocam diversas reflexões a respeito da humanidade. Seus temas que vão desde o retrato do exterior do “outro” até à inquietude existencial dos sujeitos, os quais combinam com o lugar que ocupam em relação ao mundo onde vivem. Eulália e Téo são as personagens protagonistas e fixas da série, cada um apresentando determinadas características

É sobre essas características, especialmente as da borboleta Eulália, que Maria Heloiza Alves Pereira Santana, mestranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, se debruça no artigo "O protagonismo de Eulália na construção das tiras em Téo & o Mini Mundo, de Caetano Cury", visando mostrar, por meio da análise descritiva, como o protagonismo da personagem Eulália, uma borboleta a quem são atribuídas características humanas, como falar e pensar, é construído nas trinta primeiras tiras do primeiro volume de Téo & o Mini Mundo: o livro.

A perspectiva de mundo é de grande proeminência na linguagem dos quadrinhos, dizendo muito sobre  os sujeitos à proporção que, com a pós-modernidade, a identidade se fragmentou. Desde a sequência narrativa da tira até contrapondo-se à personagem Téo, o garotinho, através de hipóteses e até mesmo perguntas como respostas, Eulália provoca a própria percepção de Téo, deixando-o reflexivo. As tiras mobilizam abordagens como a relação entre o “eu” e o “outro” e o lugar que os sujeitos ocupam em relação ao mundo em que vivem. Nesse sentido, a autora dedica especial atenção aos movimentos de Eulália que acompanham as falas de Téo e os cenários para a construção dos sentidos para evidenciar os caminhos de inquietude para compreensão do humano. 

O artigo representa mais uma contribuição ao dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, evento ocorrido em agosto de 2023, que vem sendo publicado desde o segundo semestre desse ano na revista 9a Arte. Ele está disponível em: O protagonismo de Eulália na construção das tiras em Téo & o Mini Mundo, de Caetano Cury | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).


Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário