terça-feira, 30 de abril de 2024

Medo e identidade em quadrinhos autobiográficos



As histórias em quadrinhos de tom autobiográfico são muito populares hoje em dia. Ainda que não representem uma novidade do meio, pois já na década de 1970 o autor underground estadunidense Harvey Pekar, auxiliado por diversos desenhistas, historiava seu dia-a-dia utilizando a linguagem dos quadrinhos, na série intitulada como American Splendor. Mais recentemente, o inegável sucesso da produção autobiográfica da artista Alison Bechdel foi como que o estopim para o aparecimento de muitas obras de qualidade nesse gênero de quadrinhos.

O álbum autobiográfico Desconstruindo Una é de 2015. Produzido por uma autora britânica (pseudônimo: Una), trata, por meio da narrativa, a combinação de memórias e jornalismo , retratando a violência contra a mulher em uma época conservadora e machista. Assim, a leitura da obra nos desvela um período da vida da personagem Una que foi orientado pelo medo, o qual despertou um doloroso processo de desconstrução identitária

Sobre essa obra versa o artigo de autoria de Angélica Regina Gonçalves Bertolazzi, mestra e doutoranda na Universidade Estadual de Londrina, que tem por objetivo principal verificar se o medo é um fator constituinte da identidade da protagonista da história, visto que essa emoção é evocada pelas memórias de uma vítima de abusos sexuais durante a infância e a adolescência. Para isso, a autora realizou um levantamento bibliográfico que permitiu a construção da fundamentação teórica relativa ao medo, à identidade e à linguagem dos quadrinhos, ao perceber a relevância do medo e a sua metaforização verbo-visual no processo identitário de Una. Pela análise de cunho interpretativista, obteve-se a confirmação do medo como fator substancial na constituição da identidade e a sua ressignificação, a partir do momento que a protagonista decide dar fim ao silêncio e intenciona ser voz para outras vítimas de violência sexual.

Recentemente publicado no dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, da revista 9a Arte, o artigo científico "Medo e identidade: o impacto da violência em Desconstruindo Una" pode ser baixado e lido no endereço eletrônico Medo e identidade: o impacto da violência em Desconstruindo Una | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário