As histórias em quadrinhos de tom autobiográfico são muito populares hoje em dia. Ainda que não representem uma novidade do meio, pois já na década de 1970 o autor underground estadunidense Harvey Pekar, auxiliado por diversos desenhistas, historiava seu dia-a-dia utilizando a linguagem dos quadrinhos, na série intitulada como American Splendor. Mais recentemente, o inegável sucesso da produção autobiográfica da artista Alison Bechdel foi como que o estopim para o aparecimento de muitas obras de qualidade nesse gênero de quadrinhos.
O álbum autobiográfico Desconstruindo Una é de 2015. Produzido por uma autora britânica (pseudônimo: Una), trata, por meio da narrativa, a combinação de memórias e jornalismo , retratando a violência contra a mulher em uma época conservadora e machista. Assim, a leitura da obra nos desvela um período da vida da personagem Una que foi orientado pelo medo, o qual despertou um doloroso processo de desconstrução identitária.
Sobre essa obra versa o artigo de autoria de Angélica Regina Gonçalves Bertolazzi, mestra e doutoranda na Universidade Estadual de Londrina, que tem por objetivo principal verificar se o medo é um fator constituinte da identidade da protagonista da história, visto que essa emoção é evocada pelas memórias de uma vítima de abusos sexuais durante a infância e a adolescência. Para isso, a autora realizou um levantamento bibliográfico que permitiu a construção da fundamentação teórica relativa ao medo, à identidade e à linguagem dos quadrinhos, ao perceber a relevância do medo e a sua metaforização verbo-visual no processo identitário de Una. Pela análise de cunho interpretativista, obteve-se a confirmação do medo como fator substancial na constituição da identidade e a sua ressignificação, a partir do momento que a protagonista decide dar fim ao silêncio e intenciona ser voz para outras vítimas de violência sexual.
Recentemente publicado no dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, da revista 9a Arte, o artigo científico "Medo e identidade: o impacto da violência em Desconstruindo Una" pode ser baixado e lido no endereço eletrônico Medo e identidade: o impacto da violência em Desconstruindo Una | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário