O artigo de Alessandra Hypolita Valle Silva Lopes, recentemente publicado na revista 9a Arte, analisa uma dessa versões, a história em quadrinhos O Corvo, lançada pela Editora Diário Macabro, com roteiro e ilustrações de Leander Moura. Segundo a autora, a adaptação para os quadrinhos é retratada em um cenário melancólico, perturbador, realçado em preto e branco, inspirado na atmosfera do Expressionismo, resultando em uma cadência assustadora de imagens, cobertas por nuances e sombras.
A história em quadrinhos permite questionar como as histórias de terror e mistério de Poe, que muitas vezes exploram temas como a morte, a insanidade e a culpa, podem ser analisadas como uma metáfora da linguagem do cinema expressionista. Assim, o artigo aborda como a adaptação da obra de Edgar Allan Poe e o contraste em claro-escuro tornam a atmosfera propícia aos sentimentos de medo por parte do leitor. Para alcançar a análise crítica almejada, utiliza-se o referencial teórico de Sigmund Freud, Linda Hutcheon e Marcel Martin.
Intitulado "O Corvo: as sombras do Expressionismo como atmosfera do medo", o artigo pode ser acessado no dossiê dedicado ao trabalhos apresentados nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em 2023, no endereço O Corvo: as sombras do Expressionismo como atmosfera do medo | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário