domingo, 29 de setembro de 2024

Cavaleiros do Zodíaco sob o olhar da Teopoética



O animê Cavaleiros do Zodíaco fez enorme sucesso na televisão brasileira durante a década de 1990. Originalmente intitulada Saint Seiya, trata-se de uma série de mangá escrita e ilustrada por Masami Kurumada. O mangá estreou no Japão em 1985 na revista semanal Weekly Shonen Jump, publicada pela Editora Shueisha. Os capítulos de Cavaleiros do Zodíaco foram publicados até 1990

Atingindo muito sucesso, a série de mangá conquistou uma legião de admiradores no Japão. Assim, como acontece geralmente com publicações de mangá que se destacam, Cavaleiros do Zodíaco logo recebeu uma compilação completa em volumes, chamada tankobon, e deu origem a uma adaptação em série de desenho animado que ganhou o mundo.

O mangá Cavaleiros do Zodíaco é o objeto da pesquisa de doutorado de João Paulo Vicente Prilla. Um recorte dessa tese foi apresentado pelo autor nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em São Paulo, em agosto de 2023, constituindo o artigo "Cavaleiros do Zodíaco: um mangá teopoético".

No artigo, o Prilla defende que essa história em quadrinhos japonesa tem a mitologia grega como elemento estruturante de sua narrativa, mas que a mitologia grega presente na obra, por seu turno, é atravessada pela conjugação de outras temáticas – religião, astronomia e astrologia. A partir dessa combinação, Kurumada formulou um conceito fundamental para a história: o cosmo, também chamado de sétimo sentido. Trata-se de uma ideia complexa e original, a qual confere uma atmosfera mística e espiritual ao mangá. 

O artigo, recentemente publicado no dossiê da revista 9a Arte dedicado às 7as Jornadas, tem por objetivo expor brevemente a natureza do cosmo, efetuando uma leitura teopoética da obra a partir desse conceito. Para tanto, o quadro teórico que embasa o estudo está ancorado essencialmente na teopoética, que propõe os estudos comparados, num primeiro momento, entre religião e literatura, não demorando a incorporar outras manifestações artísticas – dentre elas a história em quadrinhos – em seus interesses de pesquisa. 

Interessados em conhecer o texto completo do artigo podem encontrá-lo em Cavaleiros do Zodíaco: um mangá teopoético | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

sábado, 28 de setembro de 2024

HQs Independente-Autofágico-Abstratas


Cada vez mais, parecem se multiplicar as maneiras de encarar as histórias em quadrinhos. Nos últimos tempos, temos visto análises que colocam em segundo plano o aspecto narrativo dos quadrinhos e mergulham em considerações que se baseiam na poética e nas artes visuais. Nesse sentido, Gazy Andraus e Guilherme Lima Bruno e Silveira defendem, com bastante propriedade, que as histórias em quadrinhos não se limitam à sua própria linguagem de narrar histórias imagético-textuais, mas podem flertar com artes poéticas, visuais e além

Essas e outras ponderações na mesma linha são feitas no artigo "HQs Independente-Autofágico-Abstratas", publicado em abril de 2024 no dossiê especial da revista 9a Arte dedicado aos trabalhos apresentados nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. No artigo, os autores defendem que, em diversos momentos, principalmente a partir da década de 1970, foram realizadas experiências ricas na exploração livre da estrutura das histórias em quadrinhos, dando como exemplos a editora Le Terrain Vague, principalmente na publicação Saga de Xam, assim como Metal Hurlant e o quadrinho autoral que se estabelece a partir desse período. 

No Brasil, por sua vez, essas investidas se mostram relevantes nos quadrinhos poético-filosóficos, mas também têm tido sua presença em produções que exploram a abstração nessa linguagem. O  artigo procura localizar a antologia Autofagia, publicada pelo Selo Risco Impresso, dentro desse território da experimentação e autoralidade, mostrando como suas páginas abordam a vanguarda das histórias em quadrinhos e seu flerte com as artes, a poesia visual e o poema/processo.

Interessados podem ter acesso ao texto completo do artigo em: HQs Independente-Autofágico-Abstratas! | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro


Revista 9a Arte publica dossiê com trabalhos apresentados nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos



A revista 9a Arte, periódico eletrônico especializado do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, concluiu a publicação dos artigos científicos apresentados nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em São Paulo, em agosto de 2023. Os artigos completos passaram por avaliação do Conselho Científico, constituindo um dossiê especial da revista. Ele é composto por 47 artigos

O dossiê está disponível no endereço: 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

45o Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos disponibilizado no YouTube



Já está disponível no YouTube (45º Colóquio (parte 1): Obras abertas em HQ - estratégias semióticas no campo da manualidade. - YouTube) a gravação da primeira parte do 45o Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

Realizado em 10 de maio de 2024, o Colóquio teve a seguinte programação:

1. Apresentação da pesquisa de Mestrado de Lya Calvet, intitulada Obras abertas em quadrinhos: estratégias semióticas de abertura no campo da manualidade. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Ceará, sob a orientação do Prof. Dr. Felipe de Castro Muanis.

2. Discussão do livro The Routledge Companion to Comics, de Frank Bramlett, Roy T. Cook e Aaron Meskin (eds.), com a apresentação do capítulo “Eastern/Central European Comics", de José Alaniz, sob a coordenação de Nobu Chinen.

Realizados de forma online, os Colóquios Científicos do Observatório ocorrem em geral na primeira ou segunda sexta-feira do mês, com participação aberta a todos os interessados. Para receber o link do colóquio científico virtual do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP é necessário preencher um formulário no Google. Quem já o fez em outra ocasião não precisa repetir a inscrição.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfDtCo949MNUA5drCshnY4GiU4ILRbnoG814295sOgbqEouXQ/viewform.


Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Pesquisadores do Observatório de Histórias em Quadrinhos participam do 1o Quadrital

Organizado pelo grupo de pesquisa QUADRITAL (Quadrinhos, Tradução, Acessibilidade e Linguagens), da Universidade de Brasília, o evento tem o objetivo de abrir um novo espaço de trocas sobre as histórias em quadrinhos. Ele irá ocorrer nos dias 4 e 5 de novembro de 2024, no Beijódromo da Universidade de Brasília.

O tema principal do evento será QUADRINHOS E MUNDO DIGITAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, debatendo as mudanças na forma de ler, interagir e produzir quadrinhos ocorridas nos últimos anos com a popularização das redes sociais e das ferramentas digitais, além de também discutir questões de ética provocadas por essas mudanças

Os professores Paulo Ramos, Nobu Chinen e Sonia Luyten, membros do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP terão participação destacada. Paulo irá proferir a conferência de abertura, versando sobre o tema Quadrinhos: Questões de ética e censura na internet; Nobu será debatedor e mediador do debate sobre o tema Quadrinhos para além das vinhetas e Sonia Luyten será debatedora na temática Tradução de quadrinhos na era digital: scanlations e fansubs de mangás, além de ser também homenageada no evento.

Outros importantes pesquisadores da área também participararão. As inscrições serão gratuitas.

Mais informações sobre programação e apresentação de trabalhos podem ser obtidas em Quadrital (@encontroquadrital) • Instagram photos and videos.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Pesquisador do Observatório aprovado em concurso para professor na USP


Celbi Vagner Melo Pegoraro, pesquisador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo foi aprovado em concurso público de títulos e provas visando o provimento de Professor Doutor junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, na área de "Teoria e Pesquisa da Comunicação e História do Jornalismo"

Formado em Jornalismo pela Universidade Mackenzie, Celbi fez o doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na ECA, orientado por membro do Observatório. Atuando há anos no Observatório, é um dos coordenadores das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos e responsável pela produção de videos e alimentação do canal do Observatório no YouTube.

Celbi foi indicado pela banca à Congregação da Escola para provimento do cargo, tendo recebido duas indicações de membros da banca e a maior média entre os candidatos

O Observatório de Histórias em Quadrinhos cumprimenta o colega por essa conquista e deseja-lhe muito sucesso na carreira docente.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro