domingo, 29 de setembro de 2024

Cavaleiros do Zodíaco sob o olhar da Teopoética



O animê Cavaleiros do Zodíaco fez enorme sucesso na televisão brasileira durante a década de 1990. Originalmente intitulada Saint Seiya, trata-se de uma série de mangá escrita e ilustrada por Masami Kurumada. O mangá estreou no Japão em 1985 na revista semanal Weekly Shonen Jump, publicada pela Editora Shueisha. Os capítulos de Cavaleiros do Zodíaco foram publicados até 1990

Atingindo muito sucesso, a série de mangá conquistou uma legião de admiradores no Japão. Assim, como acontece geralmente com publicações de mangá que se destacam, Cavaleiros do Zodíaco logo recebeu uma compilação completa em volumes, chamada tankobon, e deu origem a uma adaptação em série de desenho animado que ganhou o mundo.

O mangá Cavaleiros do Zodíaco é o objeto da pesquisa de doutorado de João Paulo Vicente Prilla. Um recorte dessa tese foi apresentado pelo autor nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em São Paulo, em agosto de 2023, constituindo o artigo "Cavaleiros do Zodíaco: um mangá teopoético".

No artigo, o Prilla defende que essa história em quadrinhos japonesa tem a mitologia grega como elemento estruturante de sua narrativa, mas que a mitologia grega presente na obra, por seu turno, é atravessada pela conjugação de outras temáticas – religião, astronomia e astrologia. A partir dessa combinação, Kurumada formulou um conceito fundamental para a história: o cosmo, também chamado de sétimo sentido. Trata-se de uma ideia complexa e original, a qual confere uma atmosfera mística e espiritual ao mangá. 

O artigo, recentemente publicado no dossiê da revista 9a Arte dedicado às 7as Jornadas, tem por objetivo expor brevemente a natureza do cosmo, efetuando uma leitura teopoética da obra a partir desse conceito. Para tanto, o quadro teórico que embasa o estudo está ancorado essencialmente na teopoética, que propõe os estudos comparados, num primeiro momento, entre religião e literatura, não demorando a incorporar outras manifestações artísticas – dentre elas a história em quadrinhos – em seus interesses de pesquisa. 

Interessados em conhecer o texto completo do artigo podem encontrá-lo em Cavaleiros do Zodíaco: um mangá teopoético | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário