quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estudantes de Artes da UnB fazem petição por disciplina sobre Histórias em Quadrinhos

Encabeçada pelo estudante Adriano Carvalho Saturnino, aluno do Curso de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB), está disponível na Internet, dirigida apenas a alunos do curso, uma petição solicitando à Diretoria do Instituto que analise a demanda para introdução no curso de uma disciplina sobre histórias em quadrinhos, a ser oferecida no Departamento de Artes Visuais. A petição menciona que a Faculdade de Comunicação da UnB oferece esporadicamente a disciplina "Introdução às Histórias em Quadrinhos", mas defende que "o Instituto de Artes pode oferecer uma leitura diferente do assunto".

Trata-se de uma proposta de mérito, que demonstra a consciência, por parte de alguns alunos do Curso de Artes Plásticas, dos benefícios de uma disciplina sobre histórias em quadrinhos em sua formação acadêmica. Por enquanto, a petição conta ainda com pequena parcela de assinantes. Ressalta aos olhos a utilização do espaço virtual por parte de alguns brincalhões, que assinaram com pseudônimos, e de algumas pessoas, aparentemente externas ao curso, que apóiam a proposição. É discutível se brincadeiras de mau gosto ou a se participação de não estudantes irão colaborar efetivamente para que a petição atinja o êxito pretendido.

O Observatório de Histórias em Quadrinhos da Universidade de São Paulo aplaude e parabeniza os estudantes do Instituto de Artes Plásticas da UnB pela iniciativa e deseja-lhes muito sucesso, esperando que a Direção do Instituto seja sensível a essa legítima demanda de seus alunos.

A petição está disponível no endereço http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?idahq&1.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

2 comentários:

  1. Prezado Professor waldomiro
    Parabéns por encabeçar a inicitaiva. Sou pesquisadora dos quadrinhos e concordo que seja fundamental uma investigação da linguagem de forma multidisciplinar.
    abçs
    Cláudia Kamel

    ResponderExcluir