segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pesquisa concluida – O Brasil imaginado em quadrinhos na revista Pererê (1960-1964)



Desenvolvida como dissertação de mestrado por Ivan Lima Gomes (igomes2@gmail.com) no Programa de Pós-Graduação em História Social, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Renato Luís do Couto Neto e Lemos.
Realizando conexões entre arte e política, o autor da dissertação buscou ampliar a compreensão de como o Brasil foi imaginado nas páginas da revista em quadrinhos Pererê, de autoria do artista mineiro Ziraldo Alves Pinto, publicada de outubro de 1960 a abril de 1964. Defende que esta construção sedá tanto do ponto de vista estético quanto do “político-institucional”, pois essa publicação da Editora O Cruzeiro, do Rio de Janeiro, constituiu-se na primeira revista de histórias em quadrinhos de autor brasileiro a contar com grandes tiragens no concorrido mercado nacional. Por suas páginas passaram histórias sobre a Revolução Cubana, Brasília, brincadeiras infantis, um Papai Noel estrangeiro e uma versão fora de forma e gananciosa de Tarzan, por exemplo. Ao mesmo tempo, vários artistas organizavam-se em torno da reserva legal de mercado para os quadrinhos nacionais – dentre eles, o próprio Ziraldo.

Por meio da figura do Pererê, a pesquisa procurou analisar como Ziraldo pôde conciliar o caráter autoral de sua obra com as necessidades do mercado de quadrinhos no país e com as discussões gerais em torno de temas como nacionalismo e cultura popular, presentes naquele período, e como tudo isso contribuiu para a construção de uma visão imaginada do Brasil.

Nós do Observatório de Histórias em Quadrinhos ficamos muito felizes com trabalhos dessa natureza, que aprofundam as raízes da produção nacional de quadrinhos e sua relação com a sociedade brasileira, ampliando o espectro de interesse em relação às histórias em quadrinhos no Brasil. É muito bom ver a área de História Social se debruçando sobre uma produção quadrinhística brasileira. Parabenizamos autor e orientador pela conclusão da pesquisa.

A referência completa da dissertação segue abaixo:

GOMES, Ivan Lima. O Brasil imaginado em quadrinhos na revista Pererê (1960-1964). Rio de Janeiro: UFRJ; IFCS, 2010. [Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em História Social, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro] Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp133174.pdf.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário