Elaborado por Waldomiro Vergueiro e Roberto Elísio dos Santos, o capítulo faz parte do livro Pesquisa empírica em comunicação, publicado pela Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, em co-edição com a Editora Paulus. Os autores discutem os preconceitos sofridos pela História em Quadrinhos como objeto de pesquisa científica no âmbito acadêmico e percorrem o trajeto dos estudos realizados nessa área (tanto nos Estados Unidos como na Europa e no Brasil, especialmente na Universidade de São Paulo). Também propõem um modelo estrutural para fundamentar o trabalho dos pesquisadores de Histórias em Quadrinhos nas universidades.
"Embora trate de um objeto presente desde os primeiros tempos de pesquisa em comunicação - as histórias em quadrinhos -, o texto (...) traz um viés certamente pouco explorado, na medida em que se propõe a fornecer uma abordagem para o desenvolvimento de pesquisas, que seja considerada adequada do ponto de vista científico. Os autores partem da experiência acumulada no Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações da USP e das reflexões de diversos pesquisadores europeus e norte-americanos, visando elaborar uma proposta para os trabalhos sobre quadrinhos, através da análise dos métodos de pesquisa já empregados na abordagem do objeto de estudo".
O livro pode ser adquirido na Editora Paulus (http://www.paulus.com.br/). A referência completa do capítulo segue abaixo:
VERGUEIRO, Waldomiro; SANTOS, Roberto Elísio dos. Para uma metodologia da pesquisa em histórias em quadrinhos. In: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (Orgs.). Pesquisa empírica em Comunicação. São Paulo: Paulus/Compós, 2010, p. 183-203.
Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário