quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Pesquisa concluída: Tiras em Quadrinhos da Turma do Xaxado: imagens desviantes


A pesquisa foi desenvolvida como Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural do Departamento de Educação - DEDC II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por Elízia de Souza Alcântara, sob orientação do Prof. Dr. Roberto Henrique Seidel.

A pesquisa partiu da premissa de que, na contemporaneidade, novas formações discursivas se instalam no campo estético-cultural e engendram novos significados à textualidade. Nesse sentido, a linguagem dos quadrinhos se apresenta como uma “máquina narrativa” em que o jogo combinatório entre palavra e imagem dramatiza múltiplas histórias, configurando-se dessa forma, como um local de representação e resistência. 

Assim, a autora buscou analisar em que medida o discurso dos quadrinhos problematiza as relações entre a linguagem, a cultura e o signo do capital na sociedade contemporânea. Diante disso, levantou os seguintes questionamentos: Quais os sentidos fixos atribuídos aos quadrinhos? Como o livro didático reconhece os quadrinhos? De que forma o leitor contemporâneo recepciona as narrativas imagéticas? É possível criar alternativas para potencializar um novo leitor de imagens nas escolas brasileiras? 

Para tanto, o percurso metodológico teve como referência a pesquisa qualitativa, articulada com a análise documental das tiras em quadrinhos editadas nas revistas da Turma do Xaxado produzidas pelo quadrinista baiano Antonio Cedraz entre os anos de 1999 a 2006 e na coleção de livros didáticos Lendo e Interferindo, elaborada pelas autoras Anna Frascolla, Aracy S. Fér e Naura S. Paes no ano de 1999, destinada aos estudantes do Ensino Fundamental II

A pesquisa buscou também ampliar o debate em torno da potência narrativa dos quadrinhos no cenário contemporâneo, trazendo a produção de imagens para o campo da “leitura desviante”.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente com a autora, no endereço eletrônico alcantara.elizia@ig.com.br.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário