De autoria do jornalista Gonçalo Júnior, a editora Marca de Fantasia, da Paraíba, acaba de publicar o livro O inventor do fanzine: um perfil de Edson Rontani. O livro visa homenagear o cartunista e radialista, Edson Rontani, que em 1965, na cidade de Piracicaba, São Paulo, lançou o boletim Ficção - Boletim do Intercâmbio ciência-ficção "Alex Raymond", voltado à divulgação e análise de histórias em quadrinhos.
Numa época em que grassavam a falta de informação e o preconceito contra os quadrinhos, Rontani foi um visionário e um incentivador do meio. Lutando contra a precariedade dos processos de reprodução da época, ele elaborou uma publicação na qual se destacava a paixão pela linguagem gráfica-sequencial e a busca de sair do isolamento em que ele se encontrava no interior paulista. Nisso, juntou-se a nomes como o de Jerry Siegel, criador do personagem Super-Homem, que, tal como o autor brasileiro, havia lançado algumas décadas antes, nos Estados Unidos, primeiro fanzine de ficção científica do país.
A homenagem ao grande pioneiro dos fanzines no Brasil, no ano em que se comemoram 50 anos de seu maior feito, é certamente certamente muito merecida. O Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP saúda os colegas Henrique Magalhães, editor da Marca de Fantasia, e Gonçalo Júnior, autor que já nos brindou com tantas obras importantes sobre quadrinhos, pela oportuna iniciativa.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Caro Waldomiro: muito obrigado pela divulgação e pelas amáveis palavras! Grande abraço.
ResponderExcluir