A pesquisa foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, na Universidade Cândido Mendes (UCAM), por Romário Pires de Novaes.
Com a pesquisa, o autor buscou discutir a utilização dos quadrinhos em sala de aula como meio de promover o ensino-aprendizagem de forma lúdica, porém sem perder a essência do ensino, abordando alguns pontos cruciais para o uso das HQs. Assim, teve como objetivo ressaltar a importância das HQs nas aulas, principalmente para o trabalho com a linguagem verbal e não verbal, para que os alunos desenvolvam o senso crítico-analítico, bem como relatar os desafios encontrados pelos professores na utilização dos mesmos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de vários autores nacionais e internacionais que discutiram a contribuição dos quadrinhos para o ensino-aprendizagem nos alunos, e como estes podem auxiliar no processo de ensino, além de relatar o perfil do professor frente ao uso deste gênero. Com isto, concluiu-se que o uso dos quadrinhos na sala de aula é uma ferramenta auxiliadora para o processo de ensino, uma vez que, além de promover a prática da leitura, promove também a criticidade dos alunos.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o autor.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrezado Professor Waldomiro obrigado pelas suas colocações quanto a minha pesquisa. Os interessados em tê-la podem encaminhar solicitação para meu e-mail: novaes_romario@hotmail.com
ResponderExcluir