Eduardo Calil de Oliveira - é mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1991), pesquisa com a qual deu início às investigações sobre as relações sujeito, língua e sentido, com destaque, após o doutoramento em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1995), à questão da autoria em sala de aula. Atua como professor no Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística (PPGLL) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Seu trabalho investigativo tem como objeto os processos de escritura e manuscritos escolares, mobilizando conceitos advindos da Critica Genética e da Linguística da Enunciação, além de desenvolver intenso trabalho de formação de professores e de elaboração de material didático voltado para o ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é lider do Grupo de Pesquisa Escritura, Texto & Criação, pesquisador associado ao Institut des Textes & Manuscrits Modernes (ITEM/CNRS). Em 2010 concluiu seu segundo estágio de pos-doutoramento (apoio financeiro do CNPq) no laboratório MODYCO (Nanterre-Paris X).
Elydio dos Santos Neto - possui licenciatura em Filosofia (1982) e em Pedagogia (Administração Escolar) pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1982), é mestre em Ciências da Religião (1993) e doutor em Educação (Supervisão e Currículo, 1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor efetivo de Filosofia da Rede Estadual Paulista (1987-1995); coordenador pedagógico do Colégio São Joaquim de Lorena (1987-1992); coordenador de curso noturno na Rede Estadual Paulista (Escola Padrão, 1993-1994); diretor de escola de educação básica Externato São José em Pindamonhangaba (1995-1996). É professor do ensino superior desde 1987. Em 2000 assumiu, mediante concurso, o cargo de professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, alocado como docente-pesquisador no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação. Nesta universidade, além de ser docente-pesquisador do mestrado em educação, foi também Assessor de Pesquisa da Vice-Reitoria Acadêmica (2001-2002), Assessor de Pós-Graduação da Vice-Reitoria Acadêmica (2003), Diretor da Faculdade de Educação (2004-2008) e Coordenador do Mestrado em Educação (2007-2008). No mestrado em educação pesquisa, publica, orienta pesquisas e projetos de intervenção na prática atuando na Linha de Pesquisa Formação de Educadores, com as seguintes ênfases: Fundamentos filosóficos da formação e da prática docente; Currículo e prática pedagógica, de modo especial as questões pertinentes à construção do projeto político-pedagógico, à constituição do sujeito coletivo e à gestão do currículo; Subjetividade e suas relações com as práticas de gestão, docência e formação; Cultura Visual e implicações para a gestão do currículo e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire , da Universidade Metodista de São Paulo, desde agosto de 2004.
Gazy Andraus - Possui Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1992), é mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999) e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2006). Atualmente, é professor titular e coordenador do curso de Artes e Design do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - FIG/UNIMESP. Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação na área de Comunicação e Artes e Educação, com ênfase em Comunicação, Arte e Cultura, atuando interdisciplinarmente principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos de autor, informação imagética, educação , arte e editoração alternativa (fanzine). Pesquisador do Observatório de História em Quadrinhos da ECA-USP; do Grupo de Interculturalidade e Poéticas da Fronteira da Universidade Federal de Uberlândia e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação - INTERESPE. É também autor e editor de hq autoral adulta de temática fantástico-filosófica, além de ter publicado artigos científicos em várias revistas especializadas da área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário