Patrícia Maria Borges - Possui graduação em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1992). É Mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre Relações de Transcodificações nas manifestações culturais japonesas: dos mangás às performances superflat, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com bolsa do CNPQ. Foi professora de cinema e animação no curso de Design da Faculdade Metropolitanas Unidas e do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, animês, mangás, semiótica da cultura, linguagens audiovisuais e das novas mídias. É autora do livro Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animês, publicado em 2008, com subsídio da Fundação Japão.
Paulo Eduardo Ramos - Possui graduação em Jornalismo (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É Doutor em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2007). Atuamente, é professor adjunto do Curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. Na imprensa, trabalhou na Folha de S.Paulo, órgão em que também atuou como consultor de língua portuguesa, na TV Tribuna, afiliada da TV Globo e na TV Cultura. Também atuou como consultor de língua portuguesa no portal UOL (2006-2008). Como docente, atuou na USP-Leste, no cursinho Singular-Anglo e nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. É autor de Bienvenido: Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos (2010), A Leitura dos Quadrinhos (2009, pelo qual recebeu o Troféu HQMix de melhor livro teórico sobre quadrinhos), co-organizador de Muito Além dos Quadrinhos: Análises e Reflexões sobre a Nona Arte (2009) e de Quadrinhos na Educação: Da Rejeição à Prática (2009). Também é co-autor de Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula (2010, 4 ed.). Possui artigos sobre histórias em quadrinhos publicados em diversas revistas especializadas. Criou e alimenta cotidianamente o Blog dos Quadrinhos, um dos mais populares blogs da área. É um dos coordenadores das I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, organizada pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Roberto Elísio dos Santos - Possui graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1983). É Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou o pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2004). Atualmente, é professor dos cursos de graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radialismo) e do Programa de Mestrado em Comunciação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). É conselheiro do Curso de Jornalismo. Também é vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP desde 1999. É autor dos livros Introdução à Teoria da Comunicação (1998), Para reler os quadrinhos Disney (2002), Cinema: arte e documento (2002), As teorias da comunicação: da fala à internet (2004), História em Quadrinhos Infantil: leitura para crianças e adultos (2006) e co-organizador dos livros O Tico-Tico 100 anos (2005), Mutações da Cultura Midiática (2009) e Gibi: a revista sinônimo de quadrinhos (no prelo). É autor de diversos artigos sobre histórias em quadrinhos, publicados em revistas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização Editorial de Jornais, atuando principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos, teorias da comunicação, jornalismo, gestão de comunicação e cinema.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário