Geisa Fernandes propôs ao XXVI Simpósio Nacional de História, que será realizado pela Associação Nacional de História - ANPUH, de 17 a 22 de julho de 2011, na Universidade de São Paulo, um simpósio temático para discutir as relações entre História e Quadrinhos. A proposta foi aprovada pela Comissão Científica do Simpósio Nacional.
Denominado História e Quadrinhos: pesquisa e ensino em História e as interações com a nona arte, o simpósio temático ocorrerá na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), no período acima citado (a definição dos dias exatos dependerá do número de trabalhos aprovados). Para organização das atividades, Gêisa contará com o auxílio de Waldomiro Vergueiro como vice-coordenador do evento, bem como de outros pesquisadores e colaboradores do Observatório de Histórias em Quadrinhos.
O objetivo geral do Simpósio Temático é discutir as relações entre História e a linguagem das Histórias em Quadrinhos, enfocando aspectos como: ensino, fidelidade histórica, tensão entre ficção e realidade, registro histórico e registro ficcional.
A proposta será dividida nos seguintes subtemas, em torno dos quais os trabalhos serão agrupados em mesas de discussão:
• Tudo é História (em quadrinhos)? - Registro histórico e ficção
• Quadrinho é documento? - Histórias em quadrinhos como fonte de pesquisa em História.
• Fidelidade histórica e quadrinhos
• História, HQs e Estudos Culturais
• A nova História (em quadrinhos) - HQs e práticas sociais
• HQs e o ensino de História: propostas, usos, experiências
• Os donos da história: como as HQs foram usadas em diferentes conflitos históricos
• História das histórias em quadrinhos: novas abordagens
• Quem conta um quadro...: HQs e os novos recursos didáticos para o ensino de História
A inscrição de trabalhos nos Simpósios Temáticos aprovados vai de 01 de janeiro a 31 de março de 2011 e deve ser feita pelo site da ANPUH (http://www.snh2011.anpuh.org/). As normas para apresentação de trabalhos serão oportunamente divulgadas. Todos os trabalhos serão avaliados em quesitos como 1) importância da temática tratada e enquadramento no subtema proposto; 2) metodologia e rigor científico; 3) autenticidade; 4) ineditismo; e 5) qualidade da redação.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário