quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

O imaginário do monstruoso nas histórias em quadrinhos



A pesquisa sobre histórias em quadrinhos tem crescido muito no Brasil e no mundo. Na maioria das vezes, enfoca aspectos variados dos quadrinhos nas diversas diversas áreas do conhecimento, refletindo sobre obras já existentes. Não são ainda tão comuns as pesquisas que refletem sobre a própria criação quadrinística do pesquisador, discutindo objetivos, processos de elaboração, metodologias e opções artísticas

Esse foi o caminho seguido por Cassius André Prietto Souza em sua tese de doutoramento em Educação, defendida na Universidade Federal de Pelotas, conforme relata em artigo científico publicado no dossiê especial da revista 9a Arte. O dossiê é dedicado aos trabalhos apresentados às 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em 2023.

No artigo "A história em quadrinhos Criadores e criaturas e o imaginário do monstruoso", o autor descreve sua pesquisa, elaborada como uma história em quadrinhos. Nessa pesquisa, ele investiu numa jornada rumo ao universo do monstruoso, tendo como foco os criadores Edgar Allan Poe e Mary Shelley e, as criaturas Lenore, O Corvo e Frankenstein

A jornada inicia quando o pesquisador, perdido em sua investigação, é visitado pelo teórico do imaginário Gilbert Durand, um mentor, que abre um portal mágico, transportando os dois personagens para o universo do imaginário. A aventura apresenta ao pesquisador as teorias do imaginário e o universo do monstruoso, revela anseios e tensões que animam criadores e repercutem sobre as criaturas, emoções e inquietações que impulsionam a poética do monstruoso.

Trata-se de um percurso muito interessante, que merece ser conhecido por outros pesquisadores da área. Nesse sentido, o artigo está disponibilizado no endereço A história em quadrinhos Criadores e criaturas e o imaginário do monstruoso | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário