segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Pesquisadores argentinos enfrentam dificuldades

O Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP recebeu na semana passada email de nosso colega Sebastian Horacio Gago. No email, o pesquisador argentino relata o contexto de crise e de corte de recursos do sistema de ciência e tecnologia da Argentina, que tem preocupado toda a comunidade científica de seu país, bem como os esforços dessa comunidade para reverter a situação

Informa, também, a criação de uma rede de diretores de institutos e unidades executoras do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas  (CONICET), denominada RAICYT (Red de Autoridades de Institutos de Ciencia y Tecnología)..

Uma das iniciativas da rede é a convocatória de pedido de apoios internacionais, pelo que nos solicitam uma carta de adesão à luta dos pesquisadores, que pode ser  utilizada como recurso de pressão perante as autoridades do Governo federal.

Sensíveis às dificuldades dos colegas do país vizinho - não faz muitos anos, vivíamos situação semelhante no Brasil -, já encaminhamos carta em nome de todos os pesquisadores ligados ao Observatório de Histórias em Quadrinhos, que pode ser lida abaixo.

Todo o apoio aos pesquisadores argentinos!

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário